Oeiras apoia Projeto Bandas de Garagem

Oeiras apoia Projeto Bandas de Garagem

03 ago 2018
  • Cultura
  • Educação
  • Juventude
foto

A Câmara Municipal de Oeiras vai atribuir uma comparticipação financeira ao Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, no valor de 9.000 euros, destinados a apoiar o funcionamento do Projeto Bandas de Garagem, no ano letivo 2018/2019.

O projeto Bandas de Garagem arrancou no ano letivo 2009/2010 por iniciativa do professor de Educação Musical, Pedro Ochoa. Tendo em conta a heterogeneidade socioeconómica e cultural da comunidade estudantil que o Agrupamento serve,o projeto constituiu-se, desde logo, como um meio privilegiado para a promoção da inclusão e multiculturalidade, através do desenvolvimento de competências artísticas em estreita correlação com os objetivos do Projeto Educativo.

O projeto funciona como um clube, envolvendo 20 alunos que ensaiam uma vez por semana. Estão em funcionamento 3 bandas de música moderna rock/pop, que incluem alunos do nível de iniciação e outros que integram o projeto há vários anos.

As bandas têm participado em diversos eventos públicos, nomeadamente, num concurso de bandas na SIMPS, num concerto no Nirvana Studios, no 1º festival de Educação Musical do concelho de Cascais, concerto na escola de S. Bruno, Festa da Cereja em Alfândega da Fé, para além de todas as participações nas comemorações do Dia do Agrupamento ou do Dia do Diploma.

Se fossem criadas condições para alargar o projeto tornando-o mais abrangente na comunidade escolar, o AE poderia envolver 40 a 50 alunos no ano letivo 2018/2019 e ter condições para alargar o repertório musical, introduzindo maior variedade de estilos. Os alunos terão aulas de combo (grupo) e aulas de instrumento em pequenos grupos (3 no máximo). 

• As aulas de instrumento desenvolver-se-ão 1 vez por semana/1h.

• As aulas de combo desenvolver-se-ão 2 vezes por semana/1h cada.

• Articulação entre as aulas de combo e as individuais.

• Articulação transversal com os professores de Inglês.

O reforço financeiro do projeto destina-se à aquisição de instrumentos musicais que permitirão desenvolver o ensino de piano, bateria, baixo, guitarra e metais.

A existência de um número ajustado de instrumentos permitirá que os alunos possam praticar na escola e em casa sendo responsáveis pela boa utilização e conservação dos instrumentos que serão confiados à sua responsabilidade.