
A partir do dia 10 de outubro, Oeiras passou a fazer oficialmente parte das cidades em Via Rápida para eliminar o VIH/SIDA ao assinar, na Assembleia da República, a Declaração de Paris. Trata-se de uma iniciativa de parceria mundial estratégica no combate ao VIH/SIDA e Hepatite C.
A parceria envolve quatro entidades principais: Associação Internacional de Prestadores de Cuidados no âmbito da SIDA (IAPAC), Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA), Programa especifico das Nações Unidas para a Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (UN-HABITAT) e a cidade de Paris, entre outras cidades a nível mundial, parceiros locais, nacionais e internacionais.
Com a assinatura da Declaração de Paris, o Município de Oeiras compromete-se a atingir as metas “90-90-90” até 2020 que correspondem a 90% das pessoas que vivem com o VIH tenham conhecimento do seu diagnóstico; destas, 90% estejam em tratamento anti retrovírico e por último 90% das pessoas em tratamento apresentem carga víria suprimida.
Este é também o ponto de partida para conceber uma estratégia municipal para o combate a estas doenças, que em Oeiras representa uma incidência de 19,7.