Oeiras associa-se às Comemorações do Dia Internacional da Segurança do Doente

Oeiras associa-se às Comemorações do Dia Internacional da Segurança do Doente

07 out 2019
foto

O Município de Oeiras associa-se às comemorações do Dia Internacional da Segurança do Doente que decorreu no dia 17 de setembro, através da iluminação, a laranja, do edifício Palácio Ribamar em Algés.

Esta data foi assinalada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que reconheceu a Segurança do Doente como uma prioridade global, no decorrer da 72ª Assembleia Anual da Saúde Mundial, realizada 2019 em Genebra. Para ampliar a conscientização sobre este assunto, esta entidade estabeleceu o Dia Internacional da Segurança do Doente, a ser comemorado anualmente no dia 17 de Setembro.

A sensibilização sobre esta temática tem como objetivo a consciencialização de que “A segurança do paciente é uma responsabilidade de todos e não só dos administradores do serviço de saúde”.

Em 2019, o tema da campanha mundial será: Cultura de Segurança para Todos os Níveis de Assistência, focado na melhoria da prestação dos serviços.

São várias as iniciativas definidas pela OMS que estão a ser organizadas em diferentes países, umas mais centradas nas organizações que prestam cuidados de saúde e outras que visam envolver e informar a população em geral.

Em diversos países no âmbito desta Comemoração, espaços públicos e edifícios iluminaram-se de cor laranja com o objetivo de chamar a atenção para a Segurança do Doente.