Oeiras combate solidão com programa que sinaliza pessoas isoladas

Oeiras combate solidão com programa que sinaliza pessoas isoladas

26 dez 2018
  • Apoio Social
foto

O executivo municipal que lidera a Câmara de Oeiras esteve durante a manhã do passado sábado na rua, em diversas localidades do concelho, a alertar a população para SOS Isolamento, um programa desenvolvido pela autarquia e que pretende sinalizar as pessoas que estão isoladas e prestar-lhes a assistência necessária.

O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, esteve toda a manhã de sábado, no Mercado de Algés a distribuir folhetos com toda a informação sobre o programa e alertar as pessoas, garantindo-lhes que “em Oeiras ninguém fica sozinho”.

 

 

O isolamento da população, principalmente a mais envelhecida, é um problema das sociedades mais modernas. Os últimos dados recolhidos pela GNR, no âmbito da Operação Censos Sénior 2017, dão conta de 45.516 idosos a viverem sozinhos ou isolados em Portugal.

A Câmara de Oeiras quer contrariar este flagelo e, por isso, apela a todos os cidadãos que conheçam pessoas em situação de isolamento para que comuniquem a situação através do e-mailsosisolamento@cm-oeiras.pt ou da linha telefónica 214 408 300.

O programa SOS Isolamento possui uma equipa e um “gestor” para acompanhar cada caso sinalizado. A partir daí, é feita uma avaliação sobre a condição dessa pessoa e é-lhe garantida toda a assistência necessária.

A linha SOS Isolamento está disponível de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30.

Os mais vulneráveis que vivem sozinhos agora têm quem os ajuda e acompanha. O lançamento desta campanha decorreu durante todo o fim de semana. Vereadores, presidentes de junta e técnicos estiveram espalhados por todo o concelho em contacto com a população e a distribuir informação.