Oeiras Educa acolheu o Champimóvel

Oeiras Educa acolheu o Champimóvel

01 mar 2019
  • Educação
foto

Na etapa inicial do Programa OEIRAS EDUCA, a Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Fundação Champalimaud, proporcionou aos alunos do concelho uma experiência no CHAMPIMÓVEL, um simulador móvel que transporta os estudantes numa viagem interativa pelo corpo humano, em 4D.

Entre 19 de fevereiro e 1 de março, o CHAMPIMÓVEL esteve em Oeiras, no Jardim da Adega do Palácio Marquês de Pombal.

As visitas diárias contaram com a participação de alunos e professores, em especial de jovens estudantes do 2º e 3º ciclo da disciplina de «Ciências Naturais» (6º e 9º ano).

Durante a sua permanência houve uma afluência de cerca de 1.000 alunos e 100 professores, num total de 70 viagens pelo corpo humano, abrangendo a Escola Secundária Quinta do Marquês e 7 Agrupamentos de Escolas - Aquilino Ribeiro (EB2,3/S Aquilino Ribeiro), Carnaxide-Portela (EBI Sophia de Mello Breyner), Conde de Oeiras (EB Conde de Oeiras), Linda-a-Velha/Queijas (EB Professor Noronha Feio), Paço de Arcos (ES/3 Luís de Freitas Branco), Santa Catarina (EB2,3/S Amélia Rey Colaço) e São Julião da Barra (EB São Julião da Barra).

O «Champi» foi o guia turístico de uma entusiasmante e divertida aventura imersiva com a duração de 25 minutos. O itinerário percorre as mais recentes áreas de atuação das ciências biomédicas, como as células estaminais, a nanotecnologia, o DNA e a terapia genética, na tentativa de inspirar as futuras gerações de cientistas e médicos.

A notória afluência ao projeto CHAMPIMÓVEL foi uma forma de, em conjunto, complementar e expandir o trabalho que os professores desenvolvem na rede escolar de Oeiras.

Ao mesmo tempo, veio contribuir para reforçar a aposta da Fundação Champalimaud na educação e na crença de que o futuro da investigação científica passa por motivar os jovens para a ciência e a aprendizagem nos domínios da biomedicina.