Oeiras Educa completa 1 ano

Oeiras Educa completa 1 ano

20 fev 2020
  • Educação
foto

O Programa Municipal Oeiras Educa que permite à comunidade educativa do concelho agendar atividades com o objetivo de ligar o ensino ao território, registou, durante o seu primeiro ano de funcionamento, a adesão de mais de 1088 professores (num universo de 1826) e a oferta de 2754 iniciativas para mais de 20 mil alunos.

As iniciativas mais procuradas estão relacionadas com visitas fora da escola, às quais é solicitado transporte escolar (998), devidamente assegurado pela Câmara Municipal.

Para a concretização em pleno do programa, sendo importante oferecer igualdade de acesso a todas as atividades por todas as crianças das escolas públicas do concelho, independentemente da localização da sua escola, decorreu a necessidade de a autarquia financiar um serviço de rede de transportes dedicado.

Lançado oficialmente a 21 de fevereiro de 2019, o programa Oeiras Educa abrange as 46 escolas públicas do Concelho de Oeiras, contemplando a Educação Pré-Escolar e os alunos do Ensino Básico e Secundário, um total de 829 turmas e 20.055 alunos.

“O balanço deste primeiro ano do Oeiras Educa é muito positivo. Estes números provam que esta plataforma está a cumprir o seu propósito de ser uma mais-valia para a comunidade escolar e ligar o ensino ao território, numa missão de explorar as potencialidades do património de Oeiras, apostando na diversidade da oferta e criando oportunidades de aprendizagem consideradas determinantes para a efetivação da articulação entre conhecimento formal e não formal”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

O programa Oeiras Educa dispõe de um portal ‘online’, um serviço de transportes dedicado e um Observatório.

O Portal online pretende constituir-se como um canal facilitador de comunicação direto entre os docentes das Escolas Públicas de Oeiras e o Município, um diretório com uma oferta integrada com abrangência territorial que ajude ao enriquecimento curricular para todos os níveis de ensino.

Após o registo ‘online’, os docentes podem efetuar pesquisas orientadas, de acordo com as 8 áreas temáticas disponibilizadas: Ambiente e Sustentabilidade; Artes performativas; Artes visuais; Ciência e Tecnologia; História e Património; Língua e Literatura; Saúde e Bem-estar e Sociedade e Cidadania) ou optar por fazer essa pesquisa por nível de ensino.

O Portal permite, também, consultar as sessões disponíveis, conhecer a lotação de cada uma das atividades disponibilizadas e proceder ao agendamento, bem como requer transporte dedicado, sempre que necessário.

O  Observatório contribui para o conhecimento da realidade cultural e educativa do território de Oeiras, elencando a ativação e gestão de recursos estratégicos, num contexto dinâmico.

A completar um ano de vigência, outro fator de sucesso do Oeiras Educa é o aumento de entidades externas, desde Institutos, Universidade a Agentes Culturais do concelho, que procuram colaborar com o programa e disponibilizar atividades. 1088 professores registados2754 sessões disponibilizadas1378 atividades marcadas998 visitas de estudo com transporte escolar associado