Oeiras facilita autonomia de jovens doentes mentais

Oeiras facilita autonomia de jovens doentes mentais

29 set 2017
  • Apoio Social
foto

Apoiar a transição para a vida autónoma de jovens-adultos com doença mental é o principal objetivo do Município de Oeiras e da ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda que, nesse sentido, congregaram esforços para a criação de um apartamento de suporte à autonomia no Bairro Moinho das Rolas, em Porto Salvo.

Face à necessidade expressa pela ARIA de garantir uma resposta residencial destinada à prestação do suporte psicossocial a jovens-adultos com doença mental cuja transição para a comunidade e a reinserção sociofamiliar, educacional e/ou laboral esteja comprometida pela ausência de alternativa residencial, a Câmara Municipal cedeu, em regime de comodato, um apartamento T4 que servirá para acolher os utentes da instituição e funcionar como uma unidade de treino de autonomia. No imediato serão apoiados entre oito e 12 utentes.

Recorde-se que a ARIA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que desenvolve trabalho na área da reabilitação de pessoas com problemas de saúde mental. Foi criada em 1991 por um grupo de técnicos de saúde mental e tem como missão ajudar as pessoas com problemas nesta área a adquirir os recursos necessários à sua reabilitação e integração socioprofissional.

Através de um plano individual de reabilitação, a associação assegura a pessoas com problemas de saúde mental a integração na comunidade, a aquisição de competências, a aprendizagem de um ofício, apoio e orientação na procura de emprego, assim como apoio residencial, como complemento à reabilitação socioprofissional.