Oeiras fortalece combate a doenças infetocontagiosas

Oeiras fortalece combate a doenças infetocontagiosas

05 set 2018
foto

O Município de Oeiras vai aderir formalmente ao movimento das “Cidades na Via Rápida para acabar com o VIH/SIDA” e, de forma simultânea, iniciar um combate às hepatites virais, nomeadamente a Hepatite C.

O compromisso foi assumido numa reunião com vários parceiros do poder local e entidades no âmbito da saúde, sendo que a formalização do ato de adesão a este relevante movimento internacional de cidades terá lugar em breve, mediante a assinatura da “Declaração de Paris” pelo Presidente do Município, Isaltino Morais, em articulação com o Ministério da Saúde e com as principais entidades de governação local na área da saúde.

Na sequência desta adesão, Oeiras irá liderar um Plano Integrado de Intervenção Estratégica (PIIE), a desenvolver na próxima década 2020 – 2030 e que contará com os principais players do sector da saúde, quer no âmbito nacional quer local.

Desta forma, a Câmara Municipal de Oeiras dá um importante passo no combate a estas doenças, sob o compromisso de desenvolver uma forte intervenção ao nível das políticas de promoção da saúde e de prevenção das doenças no concelho.

Importa realçar que o movimento mundial das “Fast Track Cities” foi lançado no dia 01 de Dezembro de 2014 através da ´Declaração de Paris´, tendo-se vindo a constituir uma importante rede de parceria Mundial de cidades com elevada carga de VIH que, através de um trabalho integrado e de parecerias com todas as entidades que queiram participar, desenvolve todos os esforços que ajudem a que na próxima década se minimize este flagelo Mundial.