Oeiras Hub reforça apoio ao empreendedorismo

Oeiras Hub reforça apoio ao empreendedorismo

30 out 2016
  • Empreendedorismo
  • Apoio Social
foto

Esta medida surge no âmbito do Plano Municipal para o Emprego e Empreendedorismo – Oeiras Hub, através do qual a Câmara Municipal de Oeiras leva a cabo um conjunto de medidas e

ações de promoção da inclusão socioprofissional de munícipes em situação de vulnerabilidade face ao emprego, seja pela via da capacitação das pessoas, seja pela via da articulação entre entidades

para a criação de oportunidades de emprego e potenciação dos recursos existentes.

Neste contexto, destaque para projetos como a Rede de Emprego e Empreendedorismo de Oeiras, a promoção de mostras de oportunidades de emprego, o trabalho de proximidade efetuado

no âmbito dos Gabinetes de Inserção Profissional,ações de formação e de reforço de competências, o projeto Escolas Empreendedoras e, agora, a instalação da Fábrica do Empreendedor.

A Fábrica do Empreendedor pretende funcionar como espaço de apoio gratuito nas áreas do emprego, formação/qualificação, criação de negócios, promoção de competências empreendedoras,

dinamização de projetos de intervenção comunitária e animação territorial que visam a promoção de comunidades sustentáveis.

Para além da comunidade, também as empresas e instituições locais podem usufruir dos seus serviços, seja no âmbito de processos de recrutamento e seleção, seja no suporte a candidaturas a medidas de apoio à contratação ou nos processos de formação.

De assinalar que a Fábrica do Empreendedor é um projeto de parceria entre o Município e a Agência de Empreendedores Sociais, organização sem fins lucrativos criada em 2007 por um coletivo de empreendedores sociais, com o objetivo de criar soluções inovadoras e com elevado impacto social numa lógica de economia social e solidária.

Atua nas áreas do empreendedorismo, emprego, formação, animação territorial, consultoria e investigação e intervém nos concelhos de Cascais, de Lisboa e de Sintra.

Na mesma linha, e em resultado de uma parceria com a Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS), foi inaugurado o Gabinete de Apoio ao Empreendedor.

Trata-se de um projeto enquadrado no plano de ação para o emprego e empreendedorismo, cujo objetivo geral é prestar apoio direto e de proximidade a todos os que pretendem abrir o seu próprio negócio.

O Gabinete de Apoio ao Empreendedor terá como missão promover e apoiar o empreendedorismo local, fomentar o espírito empresarial e o autoemprego, promover o desenvolvimento de competências em reendedoras, dinamizar a criação de empresas/ novos postos de trabalho e contribuir para o desenvolvimento económico local e regional.

Em matéria de empreendedorismo foi ainda constituído um consórcio de empresas, associações, instituições de ensino, cooperativas e instituições de solidariedade social designado RedOeiras+.

Esta rede, composta atualmente por cerca de 20 entidades, tem como missão o desenvolvimento socioeconómico local, constituindo-se como uma parceria habilitada, empenhada e de ação integrada

na promoção da empregabilidade e no fomento do empreendedorismo.

No âmbito do processo de organização da RedOeiras+ foram constituídos dois grupos de trabalho: o grupo da Empregabilidade e Qualificação, que evoca as questões relacionadas com a integração profissional e o reforço de competências para a inserção no mercado de trabalho, e o grupo do Empreendedorismo, que integra a dinamização de projetos, medidas e ações relacionadas com o fomento do empreendedorismo.

A RedOeiras+ pretende ser uma estrutura de referência para a comunidade no incremento das respostas à população desempregada, no desenvolvimento do seu perfil de empregabilidade e na melhoria das suas competências empreendedoras, assumindo um papel preponderante na dinamização socioeconómica local e no incremento de respostas úteis e ajustadas às necessidades dos Munícipes, principalmente os que se encontram em situação de desemprego ou emprego precário.