Oeiras inaugura o novo espaço do centro de dia e apoio domiciliário, na Unidade Residencial Madre Maria Clara

Oeiras inaugura o novo espaço do centro de dia e apoio domiciliário, na Unidade Residencial Madre Maria Clara

29 abr 2021
  • Apoio Social

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai inaugurar a obra de alterações e ampliação das instalações do Centro de Dia e Base Operacional do Serviço de Apoio Domiciliário da APOIO – Associação de Solidariedade Social, localizadas na Unidade Residencial Madre Maria Clara (Piso 0), em Outurela, Carnaxide, na próxima sexta-feira, dia 30 de abril, às 11H30.

Esta obra, que consistiu num investimento municipal de €247.987,00, teve por objetivo aumentar a capacidade de resposta aos utentes - o que permitiu passar de 75 pessoas para 100 no Serviço de Apoio Domiciliário e de 50 para 80 no Centro de Dia -, bem como a quantidade dos serviços prestados.

A ampliação deste espaço possibilitou a criação de zonas específicas para novas atividades e dinâmicas de grupo dos utentes do Centro de Dia e, também, a realização de atividades regulares de atividade física para todos os residentes da Unidade Residencial Madre Maria Clara.

A nova área do Centro de Dia ficou dividida em três zonas distintas: Cantinho da Leitura, Miniginásio e Sala de Atividades Terapêuticas. Estes novos espaços tiveram de ser apetrechados, pelo que foi necessária a aquisição de equipamento e de material, pelo Município, no montante de 27.000,00€. Este apoio financeiro municipal, disponibilizado à APOIO, destinou-se à aquisição de mobiliário, material de reabilitação e material terapêutico e didático, entre outros produtos.

A APOIO vê, deste modo, concretizado o seu objetivo de alargar a sua oferta nos âmbitos lúdico e social, ampliando os espaços relacionados com as áreas de convívio e de atividades, promovendo as relações interpessoais, contribuindo ativamente para a prevenção de situações de dependência e promovendo a autonomia dos utentes.

Recorde-se que a APOIO é uma instituição de utilidade pública e sem fins lucrativos (IPSS) que opera há 32 anos no concelho de Oeiras, com trabalho reconhecido nos territórios de Algés, Linda-a-Velha, Cruz Quebrada-Dafundo, Carnaxide e Queijas. Disponibiliza, respostas vocacionadas para a população mais idosa e infância.

Precisa de ajuda? chatBotLogo