Oeiras já tem hortas comunitárias

Oeiras já tem hortas comunitárias

05 jul 2013
  • Ambiente
foto

Ficaram concluídos, no início de julho, os trabalhos de requalificação e arranjo paisagístico numa área de perto de seis mil metros quadrados no Corredor Verde da Ribeira de Outurela, freguesia de Carnaxide.

Os trabalhos permitiram a criação no local de 15 horas comunitárias, já atribuídas, e representaram um investimento municipal de cerca de 100 mil euros. A atividade agrícola de subsistência, materializada sob a forma de hortas, é uma atividade que permite uma melhoria da qualidade ambiental. Nos municípios urbanos, a horticultura torna-se ainda mais relevante para a manutenção da qualidade do solo, da biodiversidade e, consequentemente, da estrutura ecológica.

O Programa Hortas Comunitárias de Oeiras visa potenciar o uso de práticas agrícolas tradicionais e o modo de produção biológico/tradicional como forma de promover o desenvolvimento sustentável, no sentido de orientar e harmonizar as alterações resultantes dos processos sociais, económicos e ambientais e promover a produção de espécies vegetais/hortícolas mais saudáveis.

Este programa contempla ainda uma componente educativa, apresentando em espaço próprio ações de formação sobre técnicas de agricultura biológica/tradicional, de manutenção de espaço público, de trabalho comunitário, de compostagem e de promoção ambiental.

Pretende-se, com esta iniciativa, estimular práticas de cultivo que aproximem o cidadão da natureza, no respeito pelos equilíbrios ambientais.