
O Município de Oeiras homenageou 250 ilustres homens e mulheres que marcaram a história do concelho (e alguns também do país), ao longo dos últimos 250 anos, e que se destacaram nas mais diversas áreas de atividade. Esta distinção foi realizada através do lançamento do livro “Oeiras com Personalidade - 250 figuras do concelho de Oeiras”, com coordenação de José Eduardo Franco, que teve lugar na sexta-feira, nos emblemáticos jardins do Palácio do Marquês de Pombal.
Lourdes Norberto, D. Sebastião José de Carvalho Daun e Lorena (Conde de Oeiras), Pedro Teixeira Duarte, David Justino, Otelo Saraiva de Carvalho, António Laginha e António Bessone Basto foram alguns dos homenageados que estiveram presentes na cerimónia, à qual não faltaram também familiares de muitas outras personalidades representadas neste livro.
Da literatura à ciência, do teatro à medicina, da política à arquitetura, do ensino ao desporto, foram muitas as áreas que ficaram marcadas por esta gente de enorme valor, cujo legado faz parte da história do concelho.
Oeiras com Personalidade retrata a história de Oeiras e, em parte, de Portugal, a partir de uma seleção ilustrativa de personalidades representativas da sociedade oeirense. É uma obra que se lê e se contempla nas suas belíssimas ilustrações que embelezam e completam as biografias e dão a conhecer o património deste concelho.
Salientando a importância da memória, o Presidente da Município, referindo-se a toda a informação reunida neste livro e do seu total envolvimento com a comunidade, diz que em Oeiras “construímos História ao evocarmos um conjunto de gente boa e de gente repleta de mérito”.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, “melhor que ninguém, este conjunto de personalidades ligadas a Oeiras eterniza lugares do nosso concelho como referências e como cenários, permitindo-nos através da nossa imaginação, um constante revisitar do passado despoletando sentimentos e dotando-lhe de Personalidade”.
“Este livro permite-nos outros reencontros com Oeiras e motiva-nos a recriar emoções, sempre em proximidade com quatro grandes forças impactantes das nossas vidas como são o Meio e o Tempo em que vivemos, o Legado cultural e os Conhecimentos que herdámos”, acrescentou o autarca, dizendo ainda que “este Livro alberga em si mesmo, uma valiosa e influente coleção de pessoas que se notabilizaram por aquilo que deram - ou que ainda dão - ao nosso Município.”
Inicialmente pensada para assinalar os 250 anos da fundação do concelho de Oeiras (data comemorada em 2009), esta obra multibiográfica apresenta a qualidade humana de um dos municípios portugueses e europeus mais dinâmicos e inovadores. Tratando-se de uma seleção ilustrativa de figuras que se destacaram nas mais diversas áreas de atividade, o leitor pode comprovar a capacidade que Oeiras teve de gerar, atrair e fixar figuras que aqui viveram e a partir daqui desempenharam papéis relevantes a nível nacional e internacional.