
O Município de Oeiras recebeu, no dia 28 de maio, uma menção honrosa atribuída no âmbito do Prémio ISCTE Políticas Públicas, promovido pelo Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS-ISCTE) com o objetivo de valorizar e divulgar as boas práticas da administração pública.
Esta distinção, entregue ao Diretor do Departamento de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Oeiras (DDS), Luís Afonso, em representação do Município de Oeiras, premeia a intervenção social, desenvolvida através da música, com crianças e jovens pelo DDS | CLS de Oeiras, no ano de 2025.
A menção honrosa entregue a Oeiras reconhece o investimento realizado pelo Município na aprendizagem musical, nomeadamente junto das crianças e jovens do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, em Porto Salvo, bem como a valorização do importante papel que a música desempenha no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, por parte da autarquia, promovendo a aprendizagem, a sociabilidade e a expressividade, de acordo as necessidades mais urgentes e identificadas pela própria escola.
O projeto, em parceria com a Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), data de 2019 e tem como objetivo promover a integração social e combater o insucesso escolar através da música. Atualmente, envolve cerca de 80 crianças e jovens, entre os 6 e os 17 anos, residentes no Bairro dos Navegadores, em Porto Salvo, bem como alunos do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro.
As boas práticas do Município de Oeiras têm merecido o reconhecimento do Prémio ISCTE Políticas Públicas, ao longo das suas várias edições, destacando-se a menção honrosa ao Plano Local de Oeiras para as Demências, em 2022, e o prémio concedido, em 2023, à inclusão social e combate às vulnerabilidades sociais através do Desporto Inclusivo, no âmbito da intervenção do DDS | Contrato Local de Segurança (CLS) de Oeiras.