Oeiras promove encontro entre alunos e empresas tecnológicas no Taguspark

Oeiras promove encontro entre alunos e empresas tecnológicas no Taguspark

03 mar 2020
  • estratégia e economia
  • Educação
foto

Arrancou esta segunda-feira a Semana Empresarial e Tecnológica do Instituto Superior Técnico, um evento organizado por alunos de todos os cursos do campus, cujo objetivo é aproximar os mundos académico e empresarial.

Na cerimónia de abertura, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, destacou a importância da temática no âmbito da estratégia Oeiras Valley.

“Cerca de 40% da base tecnológica do país está fixada em Oeiras. O nosso ‘core business’ é exatamente este que vocês estão aqui a debater: captação de grandes empresas e tecnologia”, começou por afirmar.

O vice-presidente lembrou ainda que o Município desenvolve várias políticas de atração de investimento e conhecimento na área tecnológica para Oeiras, dando como exemplo o memorando de entendimento que, recentemente, começou a ser desenvolvido com São Paulo, no Brasil, que pretende interligar a comunidade científica e tecnológica daquela cidade às áreas deste saber que estão localizadas no território de Oeiras.

Outro dos exemplos dados pelo autarca foi a estratégia de ‘smart city’ que está em curso e que deverá ser apresentada no prazo de um ano que, entre outras medidas, prevê a instalação de fibra ótica em todos os edifícios municipais ou de interesse público, como escolas, esquadras, quartéis de bombeiros, entre outros.

A SET – Semana Empresarial e Tecnológica decorre até sexta-feira e enquadra-se na iniciativa IST Career Weeks, que pretende, por um lado, ajudar os alunos a conhecer melhor as oportunidades para o seu futuro profissional, e por outro, ajudar as empresas a divulgar as suas atividades e necessidades.

Todos os anos estão presentes empresas e oradores, que partilham as suas experiências e know-how.