
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, participou no primeiro painel da Conferência das Autarquias, Empresas e Cidadãos que assinalou a abertura do Portugal Smart Cities Summit 2025, no dia 3 de junho, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.
Ao lado de outros autarcas, Isaltino Morais contribuiu para o debate, moderado pela jornalista da CNN Portugal, Patrícia Lima Leitão, sobre as principais necessidades e estratégias dos territórios no contexto das 'cidades inteligentes', nomeadamente tendo em conta o desafio da transição digital, climática e social.
Entre os temas em destaque estiveram a identificação de carências urbanas a suprir com soluções tecnológicas, os projetos de 'cidade inteligente' já em curso ou em fase de planeamento, a promoção da inclusão digital — especialmente junto das populações mais vulneráveis, bem como a importância das parcerias entre autarquias, universidades e empresas para impulsionar a inovação.
No decorrer do evento, o Presidente visitou o stand da Municípia, empresa com a qual Oeiras tem vindo a desenvolver um trabalho sólido na área da gestão inteligente do território, deixando claro que a tecnologia, quando bem aplicada, pode ser uma ferramenta determinante para o planeamento urbano e para a promoção da qualidade de vida dos cidadãos.
A participação de Oeiras no Portugal Smart Cities Summit 2025 reafirma a aposta do Município na construção de um território mais inteligente, sustentável e centrado nas pessoas.