Oeiras reconhecido pela força da sua marca

Oeiras reconhecido pela força da sua marca

12 jan 2014
  • estratégia e economia
  • Comunicação

Oeiras surge classificado na quarta posição do ranking City Brand, uma lista elaborada pela Bloom Consulting e que mede a performance/força da marca associada a cada um dos 308 municípios portugueses.

Considerando as dimensões Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento), a análise feita pela Bloom Consulting contemplou três variáveis: dados estatísticos – Instituto Nacional de Estatística, Associação Nacional de Municípios Portugueses e o portal Pordata –; dados relativos à procura online por cada município, a nível internacional, e, ainda a presença e performance de cada Município no mundo digital.

No ranking nacional, o concelho de Oeiras surge na 4.ª posição na dimensão Negócios, na 17.ª posição na dimensão Visitar, na 9.ª posição na dimensão Viver e é, a par de Lisboa, líder nacional em social media. Por forma a medir o desempenho socioeconómico de todos os Municípios portugueses, nas suas dimensões de negócios, turismo e viver, foram analisados vários tipos de dados.

Cada dimensão possui um indicador principal e indicadores complementares que procuram medir com eficácia a força da marca de cada Município nas suas três dimensões.

No que respeita aos dados estatísticos foram considerados o número de empresas, a ocupação hoteleira, as taxas de desemprego e de criminalidade, o número de centros de saúde por habitante ou poder de compra de cada munícipe relativamente à média nacional, indicadores que permitem compreender o clima de negócios, o desempenho hoteleiro, o nível de segurança e ainda as oportunidades oferecidas a novos residentes.

Para chegar a conclusões relativas à procura online por cada município, a Bloom Consulting utilizou uma ferramenta por si desenvolvida, denominada Digital Demand, que, por forma a entender as necessidades e interesses de cada público-alvo em cada uma das categorias, a nível nacional e internacional, pesquisou mais de 1.338 palavras-chave relacionadas com estes mesmos temas, medindo a procura e interesse por parte de investidores, turistas e cidadãos relativos a cada um dos 308 municípios.

A terceira variável considerada diz respeito à comunicação e promoção publicada pelo próprio Município através do seu website e outros meios sociais. De forma a avaliar a performance do website de cada Município, a Bloom Consulting analisou a página web oficial de todas as Câmaras Municipais, utilizando ferramentas de website analytics, considerando tanto o número de acessos como o tempo médio que cada utilizador permaneceu no respetivo website. Foi também avaliada presença e performance de todos os Municípios em plataformas sociais como o Facebook e o Twitter.

O ranking nacional é liderado por Lisboa, seguido de Porto e Braga, sendo ainda possível encontrar, nas dez primeiras posições, além de Oeiras, Coimbra, Aveiro, Leiria, Faro, Guimarães e Cascais.