Oeiras recorda os seus combatentes do Ultramar em cerimónia evocativa no Dia de Portugal

Oeiras recorda os seus combatentes do Ultramar em cerimónia evocativa no Dia de Portugal

Homenagem aos militares naturais do concelho mortos entre 1961 e 1975 decorreu na Praça do Ultramar, no Bairro da Figueirinha.

10 jun 2025
  • Oeiras
  • viver
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
O Presidente Isaltino Morais acompanhado pelo Executivo Municipal na cerimónia

O Município de Oeiras prestou, na manhã do dia 10 de junho, uma sentida homenagem aos militares naturais do concelho que perderam a vida na Guerra do Ultramar. A cerimónia decorreu na Praça do Ultramar, no Bairro da Figueirinha, local onde se ergue desde 1997 o ‘Monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar’, da autoria da escultora Maria Morais.



Este evento, realizado no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, acompanhado pelo Executivo Municipal.

A cerimónia decorreu num ambiente solene e marcado pelo respeito, e incluiu o depósito de coroas de flores junto ao monumento, a atuação de uma banda militar que interpretou o Hino Nacional, e discursos que destacaram a importância de manter viva a memória dos 28 oeirenses que morreram em combate entre 1961 e 1975, durante os conflitos em África.



Marcaram presença no tributo Presidentes das Juntas e Uniões de Freguesias do Concelho, representantes da Associação Deficientes Forças Armadas, Associação de Paraquedistas – Tejo Norte, Liga dos Combatentes e da Polícia de Segurança Pública – Esquadra de Oeiras e membros da comunidade local.

Esta cerimónia reafirma o compromisso do município com a preservação da memória histórica e o reconhecimento público dos que serviram a pátria em tempos de guerra.