Oeiras reforça aposta no aumento da eficiência energética

Oeiras reforça aposta no aumento da eficiência energética

12 fev 2014
  • Ambiente

No quadro dos compromissos assumidos no âmbito da sustentabilidade e do bom desempenho ambiental, o município de Oeiras

está a desenvolver, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Projeto Oeiras E-City.

De uma forma simplificada, o Oeiras E-City pretende monitorizar, territorialmente, consumos energéticos, ajudando, assim, a traçar o perfil de consumo de energia do concelho.

O projeto, financiado pelo QREN, constitui, assim, um passo efetivo para a concretização de um dos objetivos assumidos pelo município em 2009, aquando da adesão ao Pacto dos Autarcas: melhorar, até 2020, a eficiência energética em 20%.

A par com a redução das emissões de gases com efeito de estufa em 20% e com o aumento da produção de energia a partir de fontes renováveis em 20%, estes três objetivos dão corpo à chamada meta dos três 20’s, com a qual Oeiras está seriamente comprometida.

O Projeto E-City suporta uma base de dados do conhecimento e da informação sobre o nível de desempenho do município, em conjunto com o potencial das fontes de produção local de energia.

Deste modo, contribui para a eficiência do processo de planeamento territorial, possibilitando que a estratégia de ação enquadre os princípios do desenvolvimento sustentável.