Oeiras representado no Portugal Smart Cities Summit

Oeiras representado no Portugal Smart Cities Summit

11 abr 2018
  • Empreendedorismo
  • ciência e inovação
  • cidadania participativa
foto

Dar a conhecer as soluções que fazem do Município de Oeiras um exemplo nacional de boas práticas no contexto das cidades inteligentes foi o principal objetivo da presença de Oeiras no evento realizado entre os dias 11 e 13 de abril no Centro de Congressos de Lisboa. O presidente da Câmara, Isaltino Morais, marcou presença na abertura da cimeira.

Exemplar no contexto socioeconómico nacional, Oeiras pensa agora o território como um todo e o seu funcionamento como uma cidade integrada e conectada capaz de garantir o enquadramento das infraestruturas e equipamentos necessários à concretização das estratégias de desenvolvimento concelhio num contexto metropolitano, em que através do desenho e composição do tecido urbano se concretize a cidade. No contexto atual de gestão territorial parece inevitável que o paradigma do desenvolvimento regional e local deva ser marcado por uma nova abordagem que permita enfrentar os novos desafios que às cidades se colocam, e que integre uma linha orientadora prioritária: o desenvolvimento sustentável e inteligente do território.

A abordagem tem necessariamente de passar pela melhor utilização das ferramentas e tecnologia que hoje temos à nossa disposição e mais importante, ser um motor da felicidade na vida das pessoas que habitam, trabalham e visitam as cidades.

E porque em Oeiras a inovação faz parte do ADN, a autarquia tem já iniciativas em curso que têm como principal objetivo melhorar a vida dos seus munícipes e melhorar a vida no seu território, dando relevo à participação pública através das novas plataformas colaborativas; apostando numa governação inteligente que redefine o uso dos espaços urbanos de forma a torná‐los aptos a dar uma resposta eficaz aos desafios gerados pelas diferentes gerações; uma economia inteligente que aposta na criação de valor através da utilização dos dados abertos; uma mobilidade inteligente que assegura a disponibilidade de infraestruturas tecnológicas e sistemas de transportes sustentáveis interconectados, inovadores e seguros; um ambiente inteligente que destaca a proteção ambiental, a preservação de condições naturais de atratividade, os espaços verdes, e a gestão eficiente de recursos e um modo de vida inteligente que baseia‐se na ligação entre as tecnologias de informação e comunicação e a qualidade de vida no geral, abrangendo a cultura, saúde, segurança pública, consumo, habitação, educação, turismo e coesão social.

Efetivamente, consciente de todos os desafios e dos benefícios estimados, Oeiras está empenhada na definição de uma estratégia, na implementação de uma Cidadania Inteligente e de uma Cidade Analítica, ou seja a capacidade analítica de recolher dados que nos permite olhar para o planeamento e para a gestão das cidades de uma forma completamente distinta do que era no passado. Hoje nós podemos tomar decisões em tempo real sobre a gestão da cidade, com os dados dos sensores e com os dados dos cidadãos, permitindo-nos ser mais inteligentes na forma como governamos a cidade e na forma como o cidadão vive na cidade.

O Portugal Smart Cities Summit, com a assinatura Green Business Week, é um evento que junta exposições, conferências e networking, em suma, a partilha de conhecimentos sobre todas as áreas da vida no território, sendo um potencial de oportunidades que envolvem o conceito emergente de “cidades inteligentes”.

A ONU estima que em 2050 cerca de 66% da população mundial viva nas áreas urbanas. Por isso, cada vez mais se fala em smart cities, um conceito que alia a inovação e o empreendedorismo ao desenvolvimento sustentável das cidades. Essa troca de experiências é o que se pretende com o Portugal Smart Cities Summit, cujo objetivo é juntar os municípios, as start-ups, o meio académico/científico e o meio empresarial.

Estarão presentes representantes dos municípios, entre expositores na feira, participantes nas conferências ou visitantes da mostra tecnológica. Este é um acontecimento ímpar em Portugal, com a apresentação de aproximadamente 200 projetos inovadores, dos quais 50 proveem de startups e a presença de representantes da Comissão Europeia.

A entrada é gratuita com inscrição obrigatória.