Oficinas ReCostura

Oficinas ReCostura - INSCRIÇÕES ESGOTADAS

As oficinas de costura decorrem a 2 e 3 de abril, na Estação Agronómica de Oeiras e Biblioteca Municipal de Algés.

02/04/2022 a 03/04/2022

SEMEAR – INIAV, Estação Agronómica, Oeiras | Biblioteca Municipal de Algés

Gratuito (limitado às vagas existentes)

02 de Abril de 2022
  • Algés
  • Oeiras
  • descobrir
  • Cultura
  • Lazer
  • Workshops
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo
Oficinas ReCostura
Informação: INSCRIÇÕES ESGOTADAS
As atividades #1, #2 e #3 atingiram o numero limite de participação.

 

No âmbito do programa Oeiras27, o Município de Oeiras e a Circular Economy Portugal organizam as Oficinas ReCostura, que decorrem a 2 e 3 de abril, na Estação Agronómica de Oeiras e Biblioteca Municipal de Algés. A inscrição é gratuita, limitada às vagas existentes. 

As oficinas ReCostura pretendem transmitir e promover comportamentos mais sustentáveis, sendo o objetivo geral promover a reutilização criativa (upcycling) como formas de diminuirmos o nosso desperdício e de darmos uma segunda e “nova” vida aos nossos têxteis.

Nestas oficinas serão transmitidas competências de costura, ao mesmo tempo que se desenvolverá a criatividade na reutilização de diferentes tipos de têxteis. Queremos, assim demonstrar, de forma prática, que qualquer pessoa pode reutilizar, criar e transformar aquilo que já tem em algo útil, interessante e precioso!

Serão três oficinas com três temas distintos:
 

Oficina ReCostura #1 - 'Venham fazer o saco para colheitas/compras'


2 de abril, das 9h30 às 13h, na SEMEAR – INIAV, Estação Agronómica, Oeiras. Destinado a crianças dos 7 aos 12 acompanhadas por um adulto;

Nesta oficina vamos fazer um saco para colheita/compras. Para isso, apenas precisamos de panos de cozinha, fronhas, lençóis, ou sacos de pano. Vamos aprender a costurar a direito na máquina de costura, a fechar um saco, a aplicar alças e a fazer uma bainha.

Pode trazer o seu estojo de costura e máquina (caso tenha). Deve trazer quantidade de material suficiente para fazer um saco de 40cmX40cm (exemplo: dois panos da loiça, uma fronha, um quarto de um lençol…). Traga peças cujo tecido ainda esteja com alguma qualidade (mesmo que esgarçado nalgum lado, com rasgões ou nódoas), não deve trazer tecidos elásticos.
 

Oficina ReCostura #2 - 'Venha fazer uma capa para os seus livros'
 

2 de abril, das 14h às 18h, na Biblioteca Municipal de Algés. Para participante com idade igual ou superior a 18 anos;

Nesta oficina vamos fazer uma capa para livros. Para isso apenas precisamos de umas calças de ganga ou outro tecido mais estruturado (tecido de calças de inverno, casacos…) e precisamos também de uma peça de um tecido mais fino (camisolas não elásticas, camisas, fronhas ou lençóis). 
Vamos aprender a costurar a direito na máquina de costura, fazer uma peça forrada com
abas e pespontar um trabalho.

Pode trazer o teu estojo de costura e máquina (caso tenha). Deve trazer uma peça de um tecido mais estruturado (calças de ganga, calças ou saias de inverno ou casacos) e uma de um tecido mais fino (camisa, fronha, camisola). Traga peças cujo tecido ainda esteja com alguma qualidade (mesmo que esgarçado nalgum lado, com rasgões ou nódoas), não deve trazer tecidos elásticos.


Oficina ReCostura #3 - 'Oficina Livre: Usar a criatividade e criar uma peça exclusiva'


3 de abril, das 9h às 13h, na Biblioteca Municipal de Algés. Para participante com idade igual ou superior a 18 anos.

Nesta oficina vamos, usando a costura e a nossa criatividade, fazer uma peça exclusiva reaproveitando o que já não queremos/ou precisamos. Para isso apenas precisamos que traga até três peças de roupa que já não use, mas que goste por algum motivo (cor, textura, padrão, significado emocional…). Os conteúdos técnicos da oficina vão depender da peça que irá fazer.

Pode trazer o teu estojo de costura e máquina (caso tenha). Deve trazer até 3 peças de roupa que já não usa. Traga peças cujo tecido ainda esteja com alguma qualidade (mesmo que esgarçado nalgum lado, com rasgões ou nódoas), não deve trazer tecidos elásticos.
 

Inscrições esgotadas


Estas oficinas são promovidas pela Câmara Municipal de Oeiras, em conjunto com a Circular Economy Portugal e os seus parceiros - ReCostura, Semear, Biblioteca de Algés e Junta de Freguesia da Misericórdia.

Mais informações: mbrazao.cep@gmail.com.