Ordenamento viário no Casal da Choca

Ordenamento viário no Casal da Choca

24 abr 2017
  • Mobilidade

As acessibilidades e a mobilidade são fatores determinantes para os processos de ordenamento do território. Quando o tema é a reconversão das Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI), verificam-se, por norma, problemas decorrentes da falta de organização das vias de circulação rodoviária.

No caso do bairro do Casal da Choca tem vindo a ser feito, pelo Município, um esforço no sentido de garantir uma melhor organização dos sistemas rodoviários e a promoção de melhores condições para a mobilidade pedonal no espaço público.

Em complemento, e tendo em vista a melhoria das condições de circulação no interior do bairro, foi projetada a construção de uma nova via estruturante.

Numa primeira fase, a obra contemplou a Rua de S. José (concluída em junho de 2013). A segunda fase prevê a ligação da Rua de S. José com a Rua da Quinta da Estrangeira e tem início previsto para o mês de maio.

Esta obra foi adjudicada ao consórcio de empresas Scampia-Somove por um valor próximo dos 350 mil euros (sem IVA) e tem conclusão prevista para maio de 2018.

A terceira fase dos trabalhos permitirá a ligação da Rua da Cidade de Coimbra com a Rotunda Ocidental (Rua Cândida Branca Flor / Rua Augusta).

Esta solução vai também facilitar a circulação dos transportes públicos que servem o bairro e a estruturação eficaz de todo o sistema viário do Casal da Choca.