Palácio Marquês de Pombal - Novidades Setembro e Outubro

Palácio Marquês de Pombal - Novidades Setembro e Outubro

27 out 2017
  • Lazer
  • Cultura
foto

 

O Palácio Marquês de Pombal e os seus jardins constituem parte do mais emblemático conjunto patrimonial e artístico do Concelho de Oeiras, a Quinta de Recreio do Marquês de Pombal, espaço singular e representativo da arquitetura da paisagem setecentista. Trata-se de uma das mais notáveis Quintas de Recreio edificada nos arredores de Lisboa, com origem na primeira metade do século XVIII.

Na assunção da importância deste núcleo patrimonial (Palácio e Jardins) na construção e sedimentação da identidade e sentimento de pertença Oeirense, a autarquia determinou a abertura deste equipamento ao público, devolvendo-o à comunidade em Junho de 2015.

Conscientes de que para tornar este Palácio vivo e livre à participação do público não basta abrir portas, mas que é preciso convidar a entrar, foi desenvolvido o  Serviço Educativo e de Animação do Palácio Marquês de Pombal (SEAPMP).

Assim, desde Janeiro de 2016, este Serviço desenvolve o programa Palácio Marquês de Pombal – Uma Casa, Muitos Mundos, que pretende sensibilizar o público para a importância deste espaço na construção da identidade Oeirense e da marca Pombal, mas também procura potenciar o seu “acervo” para, enquanto agente educador informal, incentivar o pensamento e reflexão crítica, a ação, a curiosidade, experimentação e criatividade, promovendo a sensibilidade estética no público que o visita.

Deste modo, a programação Palácio Marquês de Pombal – Uma Casa, Muitos Mundos consubstancia uma oferta de natureza site-specific, na medida em que são projetos que se pretende sejam criados/desenvolvidos propositadamente para o palácio, diversificada no que se refere às abordagens, regular, durante toda a semana e ao fim de semana, e abrangente no que toca aos públicos a que se dirige, crianças, jovens adultos, famílias e escolas, desenvolvendo conceitos didáticos e fornecendo instrumentos de leitura e interpretação de uma casa que passou a fazer parte de todos.

 

 

Cliqueaqui e fique a conhecer a newsletter de setembro e outubro.