Por um bairro mais verde e mais funcional

Por um bairro mais verde e mais funcional

02 fev 2014
  • obras municipais
  • Mobilidade

Ocupada de forma desorganizada, a zona mais central do bairro do Casal da Choca, uma Área Urbana de Génese Ilegal, tem sido alvo de intervenções promovidas pelo Município de Oeiras, através do Departamento de Projetos Especiais/Gabinete Técnico Local da Choca.

Estas intervenções visam, globalmente, a introdução de políticas urbanas tendentes a uma gestão global e integrada no território.

Uma análise da estrutura espacial e morfológica do bairro permitiu perceber quais as fraquezas e necessidades do bairro e, desse modo, delinear uma proposta que, respeitando as condicionantes do Plano Diretor Municipal, prevê a criação de uma zona de pequena indústria e serviços, mantendo uma extensa área verde que atenua a pressão urbanística.

Para dar uma nova dinâmica à malha urbana, o projeto contempla a criação de bolsas de descompressão ligadas por extensos corredores verdes que atravessassem o novo desenho urbano em vários pontos e sentidos e que ligam, entre si, jardins, parques infantis, zona de estar, equipamentos de lazer e recreio existentes no bairro.

Estes novos eixos, assim como os caminhos de pé posto usados regularmente pelos habitantes, foram estudados para garantir as ligações aos principais polos geradores do bairro e simultaneamente ao exterior, acabando por se criar uma malha que pretende solucionar falhas de acessibilidade e integrar os elementos já existentes.

Apesar de apresentar algumas carências, o bairro do Casal da Choca exibe igualmente múltiplas potencialidades. A proximidade das ribeiras da Lage e da Ancha pode funcionar como elemento gerador de novas dinâmicas tendentes à preservação ecológica, à promoção de biodiversidade local e da vivência exterior.