
O Comité Olímpico Internacional (COI) premiou, recentemente, os Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento (SIMAS) de Oeiras e Amadora com o diploma Desporto e Ambiente que reconhece o trabalho desenvolvido por instituições de todo o mundo na área ambiental. Esta é a primeira vez que uma instituição nacional é reconhecida pelo COI neste campo desde o lançamento destes prémios, em 2009.
O diploma foi entregue pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, em representação do COI. Recorde-se que a atribuição deste diploma partiu de uma candidatura apresentada pelo COP.
Para o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, e administrador do SIMAS, Paulo Vistas, trata-se de “um reconhecimento importante, de uma instituição internacional de referência, o que demonstra que temos trabalhado bem e que estamos no caminho certo”.
Estes prémios foram instituídos em 2009, por iniciativa da então recém-criada Comissão para o Desporto e Ambiente do COI, que conta com vários parceiros, entre eles as Nações Unidas. Esta é a terceira edição dos prémios (ocorrem de dois em dois anos) e a primeira onde uma instituição nacional é reconhecida.
A atribuição do diploma aos SIMAS deveu-se não só ao trabalho que desenvolvem diariamente mas também a diversas iniciativas de promoção de valores ambientais nos municípios da Amadora e de Oeiras, junto das comunidades locais e, em particular, dos mais jovens, promovendo a sustentabilidade e a preservação ambiental.
Recorde-se que a missão dos SIMAS consiste em garantir o abastecimento de água e a prestação de serviços de saneamento básico às populações residentes nos concelhos de Oeiras e Amadora, cumprindo elevados padrões de qualidade tanto nos serviços disponibilizados como na relação com a comunidade.