Praça das Liberdades - Educação: Presente e Futuro

Praça das Liberdades - Educação: Presente e Futuro

No dia 20 de julho pelas 21h30 decorre a próxima sessão do 'Praça das Liberdades', emitido online.

20/07/2021

Online (Facebook do Município de Oeiras)

Gratuito

20 de Julho de 2021
  • Juventude
  • Educação
Praça das Liberdades 4 - 20 julho

O próximo debate do ciclo de conversas "Praça das Liberdades", um espaço de troca de ideias sobre questões políticas, sociais, económicas e culturais da atualidade, ocorre a 20 de julho de 2021, às 21h30.

"Educação: Presente e Futuro" é o tema desta conversa, e conta com a participação de Carlos Neto (académico), Pedro Patacho (político) e Sónia Moreira (professora), e moderação de Nicolau Santos. Terá transmissão online no Facebook do Município de Oeiras.

Numa altura conturbada como a da pandemia de Covid-19, que obrigou a grandes adaptações de forma transversal, a Educação não foi exceção: do ensino à distância a reajustes no calendário escolar, da inclusão de novas tecnologias ao retomar de velhas práticas, da importância de envolver toda a comunidade em torno da capacitação de crianças e jovens, nunca como hoje foi tão premente discutir um dos mais importantes aspetos da construção do individuo desde tenra idade.

O “Praça das Liberdades” ocorre bimensalmente e conta, em cada sessão, com um painel de personalidades cujo olhar crítico e pensamento sejam considerados relevantes para o esclarecimento das questões a tratar. As próximas sessões, também emitidas online, estão previstas realizar-se a 21 de setembro e 16 de novembro de 2021.

 

Convidados:
 

  • Carlos Neto é um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo, e da sua importância para as crianças. Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, o trabalho de investigação académica que tem vindo a desenvolver há quase cinco décadas centra-se sobretudo no papel do brincar e do jogo no desenvolvimento da criança, na independência de mobilidade em crianças e jovens e no bullying nas escolas. O seu último livro intitula-se "Libertem as Crianças", e foi editado em 2020.
     
  • Pedro Patacho é professor do Ensino Superior e Doutorado em Educação pela Universidade da Corunha, Espanha, e tem lecionado e realizado investigação no domínio da educação, tanto a nível nacional como internacional. É, atualmente, vereador na Câmara Municipal de Oeiras, com o pelouro da Educação, e também o autor da obra editada em 2021 Pensar a Educação: escola, justiça social e participação.
     
  • Sónia Moreira é professora do 1º ciclo no Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, em Vila Nova de Gaia. Autora e coordenadora do projeto COOPERA desde outubro de 2016 pretende, com esta iniciativa, promover o sucesso escolar através de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas. Em 2020 foi a grande vencedora do Global Teacher Prize Portugal, a edição portuguesa daquele que é considerado o Prémio Nobel do ensino.