Praia da Torre classificada com qualidade de ouro pela Quercus

Praia da Torre classificada com qualidade de ouro pela Quercus

30 jun 2017
  • Turismo
  • Ambiente
  • Lazer
foto

A praia da Torre, em Oeiras, obteve este ano a classificação de praia com qualidade de ouro, resultado apurado pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza em referência à qualidade das zonas balneares.

Foram 396 as praias com qualidade de ouro, 351 zonas balneares costeiras, nove de transição – caso da praia da Torre – e 36 interiores.

Registe-se que pelos critérios estabelecidos pela Quercus as águas balneares classificadas como tendo qualidade de ouro têm como base a informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro a água balnear tem de apresentar qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares (no caso de 2012 a 2016) e todas as análises realizadas na última época balnear (2016) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da diretiva relativa às águas balneares.

O objetivo da Quercus é, assim, realçar as praias que ao longo de vários anos apresentam água balnear de qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor, e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.