
Oeiras dá exemplo com Contratos Locais de Segurança
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, participou no passado sábado (dia 2 de fevereiro) numa mesa redonda, juntamente com autarcas de outros municípios, para um debate sobre Contratos Locais de Segurança (CLS).
A iniciativa, inserida numa conferência dedicada à “Segurança Urbana – Os Municípios e a Proteção do Espaço Público”, promovida pelo Ministério da Administração Interna, visou promover a discussão sobre uma importante ferramenta que garanta a segurança como um barómetro da qualidade de vida democrática.
“Oeiras assume-se como exemplo dessa prática. Somos um concelho que apresenta melhores políticas de inclusão social, com uma forte presença de comunidades lusófonas. A par disso, somos também exemplo pelos baixos índices de criminalidade na Área Metropolitana de Lisboa”, referiu Isaltino Morais, em Coimbra.
O objetivo geral dos CLS de Oeiras é a redução de vulnerabilidades sociais, a prevenção da delinquência juvenil e a eliminação dos fatores criminógenos que contribuem para as taxas de criminalidade identificadas nos territórios de intervenção.
O Plano de Ação dos CLS de Oeiras integra 9 eixos estratégicos de intervenção:
1. Combater a Vulnerabilidade Social
2. Combate ao Insucesso Escolar e Abandono escolar precoce
3. Novas soluções e caminhos para o emprego
4. Novos negócios em rede
5. Quebrar fronteiras e promover coesão socio territorial
6. Prevenção da delinquência juvenil e dos comportamentos desviantes
7. Ambiente, requalificação, valorização do património habitacional e do espaço publico
8. Promoção da cidadania e da igualdade de género
9. Reforçar a visibilidade policial e combater a insegurança