
Estes retratos consistem na recriação de cenas, às quais os atores darão vida, abordando algumas das temáticas ilustrativas das vivências no palácio na segunda metade deste século das Luzes. A família, os amigos, os criados encontram-se pelos vários espaços da casa, ocupados nas suas atividades quotidianas. O que fazem? O que dizem? Em que se ocupam e como se divertem? Quais as suas preferências e incumbências no quadro social e cultural do seu tempo?
Visita encenada - Festas e alimentação + sarau musical e poético
Uma cigana esgueira-se em segredo na casa do Marquês de Pombal, chamada pelo menino Henrique, um dos filhos do marquês… Por que motivo a terá ele mandado chamar? O que fará uma cigana no Palácio do Marquês de Pombal!? … Será esta a personagem que, num percurso comentado pelas salas com os retratos, revelará os segredos, os costumes, as conversas, o espírito da casa e da época do Marquês de Pombal.
Esta visita encenada culminará com um sarau musical e poético tão em voga no século das Luzes. Os saraus, as partidas e as assembleias constituíam as principais manifestações de mundanidade e cultura nos palácios portugueses deste tempo. Conceção de Sons & Ecos, com a participação do Sintra Estúdio de Ópera.
Para crianças a partir dos 6 anos, jovens e adultos.