
A integração do Bairro da Quinta da Gandarela na Unidade Operativa de Planeamento e Gestão - Nascente, com o solo classificado de semi-urbanizável no Plano Diretor Municipal em vigor, permitiu o desenvolvimento de um Estudo Urbanístico Orientador prevendo a consolidação de algumas edificações infraestruturadas há décadas e respetivas vias de acesso, parte das quais foram intervencionadas durante o mês de julho, face à necessidade expressa e atendida dos seus residentes.
Embora a intervenção não tenha carácter definitivo, concluir o percurso tipo circular da Rua da Quinta da Gandarela foi a prioridade assumida para esta intervenção, que consistiu na aplicação de um tapete de betuminoso sobre o troço em terra batida e outras zonas do percurso mais degradadas, com caleiras para a captação e encaminhamento das águas pluviais, a par da renovação da pintura das passadeiras, de modo a garantir condições de segurança para quem ali circula.
Foi ainda intervencionada a Rua Dr. Leonardo Castro Freire, com a reparação dos buracos e a aplicação de uma nova camada de betuminoso, o que contribuiu consideravelmente para a requalificação da imagem do espaço urbano.