Requalificação paisagistica no nó de acesso à Marginal em Paço de Arcos

Requalificação paisagistica no nó de acesso à Marginal em Paço de Arcos

04 jun 2019
  • obras municipais
  • Ambiente
foto

Requalificações no espaço público, nomeadamente nos eixos viários principais como é o caso da Avenida Marginal e as vias de ligação entre o concelho de Oeiras e os concelhos vizinhos, são para o Executivo Municipal uma prioridade.

Nesse sentido, no passado mês de maio, realizou-se uma intervenção na saída para a Avenida Miratejo, onde se procedeu à plantação de herbáceas que beneficiam estética e  ambientalmente o local. As espécies selecionadas adequam-se às especificidades edafo-climáticas do local, como ventos carregados de salsugem, grande exposição solar, reduzida espessura de solo/solo muito pedregoso.

O objetivo desta requalificação visa a atuação em pequenos espaços residuais, de enquadramento viário, que não apresentam qualquer aptidão e capacidade para funções de recreio ou lazer. Foram beneficiados com tela anti infestantes, colocação de gravilha, tipo bago de arroz, criando uma solução que irá garantir a permeabilidade do espaço.

Existem ainda outros espaços de maior dimensão, nos quais já se procedeu à colocação de sistema de rega, aguardando-se ainda a construção de travessia no pavimento betuminoso para disponibilização de água, como forma de suportar a vegetação de porte arbóreo a plantar, de forma a promover uma melhor integração paisagística desta zona de ligação viária.

Saliente-se ainda,  que ao longo da Marginal, estão previstas outras intervenções, estando já em fase de preparação outras requalificações, designadamente junto à entrada da Praia da Torre em Oeiras e no Talude da Giribita,  em Caxias.