Roteiro para a Juventude passou por Oeiras

Roteiro para a Juventude passou por Oeiras

14 fev 2008
foto

O Presidente da República esteve no concelho de Oeiras, no dia 14 de Fevereiro, no âmbito da 2ª Jornada do Roteiro para a Juventude. Acolhido pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, o Chefe de Estado visitou dois ateliers de associações jovens ligadas à cultura, nomeadamente o A.I.M.C - Atelier de instrumentos musicais de corda., em Outurela, e o Centro de Experimentação Artística do Clube Português de Artes e Ideias (CPAI), na Fábrica da Pólvora, em Barcarena.

A visita teve início na Quinta de Salles, em Outurela, onde foi efectuada uma visita às instalações do A.I.M.C - Atelier de instrumentos musicais de corda.  No atelier de guitarras, a comitiva foi recebida pelo Mestre Gilberto Grácio e por dois jovens artesãos. De seguida, teve lugar um momento musical para exibição do instrumento “guitolão”, criação do Mestre Grácio e tocado por exclusivamente pelo músico António Estáquio.

Refira-se que, a formação deste Atelier, em 2006, resultou de um curso de Construção de Instrumentos Musicais promovido pela Câmara Municipal de Oeiras, tendo vindo a desenvolver a sua actividade de construção destes instrumentos musicais, tendo já clientes a nível nacional e internacional.

De seguida, o Presidente seguiu para a Fábrica da Pólvora, em Barcarena, para conhecer o Centro de Experimentação Artística do Clube Português de Artes e Ideias (CPAI), sedeado em instalações municipais cedidas pela autarquia, onde foi recebido pelo Presidente do Clube Português de Artes e Ideias, Paulo Gouveia e pelo responsável pelo Centro de Experimentação Artística, Fernando Pêra.

Seguiu-se uma passagem pelo espaço “lugar comum”, percorrendo as diferentes áreas de trabalho: teatro, dança e produção audiovisual e multimédia. Por último, o Presidente visitou a exposição de artes plásticas, design e joalharia ali patente.

No discurso de encerramento do Roteiro da Juventude, a par de tecer elogios pela 'boa cooperação entre o Poder Local e as associações de jovens voltadas para a cultura', e fazendo referência à qualidade das instalações da Fábrica da Pólvora, Aníbal Cavaco Silva deixou a mensagem 'Yes, you can' (Sim, vocês podem) aos jovens, referindo-se à importância que cada um irá ocupar no futuro do país.