Sardinhada em almoço convívio

Sardinhada em almoço convívio

12 jun 2016
  • Apoio Social

 

Junho é o mês dos Santos Populares com festas e arraiais por todo o país nas noites de Santo António, de São João e de São Pedro.

As principais Festas são as de Santo António, que se comemora de 12 para 13 de junho em Lisboa, e de S. João que de celebra, na noite de 23 para 24 de junho no Porto. São festas de grande animação, os bairros populares decoram-se para receber o povo que vem para a rua comer, beber e divertir-se.

Com o objetivo de proporcionar um ambiente de Santos Populares aos residentes da Unidade Residencial Madre Maria Clara, a Câmara Municipal de Oeiras organizou uma sardinhada que contou com a presença de muitos dos moradores e alguns dos seus colaboradores que fizeram questão de, com eles, partilhar este momento. Este evento realizou-se no jardim, espaço exterior à Unidade Residencial, e contou com a colaboração dos funcionários da APOIO-Associação de Solidariedade Social, sediada no mesmo edifício, que de uma forma bastante simpática permitiram a utilização da sua copa, loiça, assador e chapéus de sol. O almoço foi muito animado, onde se evidenciou um saudável convívio entre os moradores e os colaboradores da CMO, e onde foram partilhadas diversas histórias de vida, contadas pelos mais idosos, onde contaram as suas brincadeiras que foram atenciosamente escutadas pelos elementos mais novos, que ao valorizarem o compartilhamento destas experiências e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, muito ajudaram à auto-estima dos narradores pela forma feliz que recordavam o seu passado.

Seguiu-se a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Oeiras com os seus 13 elementos vestidos a rigor que animou a assistência proporcionado momentos de grande alegria e divertimento com um repertório constituído sobretudo por música popular portuguesa, o que permitiu aos idosos acompanharem a cantar, a bater palmas e até a dançar. No final da atuação, seguiu-se um lanche que proporcionou a continuação do convívio até ao final da tarde onde eram evidentes os sinais de contentamento de todos os idosos que manifestaram o seu agrado e reconhecimento do esforço desenvolvido por toda a equipa envolvida . Com o objetivo de desenvolver a ocupação saudável dos tempos livres da população sénior, a Divisão de Gestão do Parque Habitacional continuará a promover o convívio e a confraternização entre os seniores do concelho cumprindo o propósito da Câmara Municipal de desenvolver diversos programas dirigidos a pessoas idosas moradoras no seu parque habitacional. O convívio social, seja em pequenos ou grandes grupos, que impliquem a exposição a novas aprendizagens, possibilita à pessoa idosa uma maior consciência das suas potencialidades e a possibilidade de assumir novos papéis, tornando-se num fator de proteção provocando uma auto-estima mais fortalecida e, por consequência, um retardar no seu processo de envelhecimento.