Seminário de Formação na Área da Educação

Seminário de Formação na Área da Educação

Oeiras promove debate sobre descentralização e desafios da Educação.

07 fev 2025
  • Oeiras
  • viver
  • Educação
imagem do painel de participantes do seminário.

O Município de Oeiras promoveu um seminário de Formação para Conselheiros dos Conselhos Municipais de Educação. O encontro teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, na passada segunda-feira, dia 3 de fevereiro. 

O evento reuniu diversas personalidades ligadas ao setor educativo, entre elas o Vereador da Câmara Municipal de Oeiras com o pelouro da Educação, Pedro Patacho, com o objetivo de debater os desafios e oportunidades da descentralização de competências na Educação. 



David Justino, ex-ministro da Educação foi o convidado desta iniciativa, que, com a sua apresentação sobre a estrutura do sistema educativo português, aprofundou a discussão com a temática ‘sistema de ensino e descentralização’, destacando a importância de reequilibrar a distribuição de competências entre os Municípios, os Agrupamentos de Escolas e o Ministério da Educação. 



O evento prosseguiu com um debate sobre o tema ‘A transferência de competências para os municípios portugueses’, moderado pelos Conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Oeiras, e com a participação dos Vereadores e representante dos Municípios de Oeiras, Odemira e Maia.
Na discussão foram abordados vários temas, sempre numa perspetiva de melhoria e cooperação. 

Pedro Patacho destacou ainda importância de promover mais fóruns de debate a nível nacional, evidenciando o papel central que os municípios assumem na Educação e reforçando que o trabalho conjunto é essencial para impulsionar uma mudança positiva. 

A próxima sessão do seminário realiza-se no dia 24 de fevereiro, das 15h às 17h30 no Auditório Municipal da Biblioteca Municipal de Oeiras, e contará com a participação de Matti Helimo, Vereador da Educação e Cultura do Município de Tampere, na Finlândia. 

Esta será uma oportunidade para aprofundar a reflexão e partilhar boas práticas a nível internacional. 

As inscrições continuam disponíveis. Caso ainda não se tenha inscrito, pode fazê-lo aqui e garantir a sua participação.