Venha viver o século XVIII no Palácio do Marquês de Pombal

Venha viver o século XVIII no Palácio do Marquês de Pombal

18 mai 2017
  • Cultura
foto

'Venha viver o século XVIII' é a nova proposta cultural do Município de Oeiras que pretende proporcionar aos visitantes experiências que, através da recriação histórica, os remetam para a vida no Palácio do Marquês de Pombal no século das luzes.

Salas e corredores enchem-se, assim, de quadros vivos que permitem uma visão detalhada da vida e dos costumes naquela época.

Em paralelo decorrem, neste âmbito, três iniciativas: a peça de teatro 'O francês em Londres', de Louis de Boissy, representada originalmente no dia do aniversário do Marquês de Pombal, a 13 de maio de 1767; 'Retratos da vida quotidiana do século XVIII', consistindo na recriação de cenas ilustrativas das vivências no palácio; e 'Retratos comentados e sarau musical e poético do século XVIII', uma visita guiada que revela hábitos, rituais e conversas da casa e da época do Marquês de Pombal.

O arranque desta iniciativa esteve inserido na celebração do dia do aniversário do Marquês de Pombal que incluiu também a apresentação do livro 'Pombal e Oeiras', da autoria de Jorge Miranda. Trata-se de um conjunto de artigos publicados entre julho e dezembro de 1999 – ano do tricentenário do nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo – que, por iniciativa da Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras e com o apoio da Câmara Municipal serão publicados numa coleção designada 'Da História do Concelho de Oeiras', da qual 'Pombal e Oeiras' é o primeiro volume.

As atividades decorrem durante todo o ano, até 17 de dezembro.