Visita a obras estruturantes de Oeiras

Visita a obras estruturantes de Oeiras

A visita, liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais,  decorreu durante o dia do passado dia 2 de  dezembro.

04 dez 2022
  • município
  • viver
  • obras municipais
Presidente Isaltino Morais, Vereadora Joana Baptista e comitiva que visitou obras no concelho

Foi no passado dia 2 de dezembro, que o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, conduziu uma visita a algumas obras estruturantes do concelho.
 
Durante todo o dia, acompanhado por uma comitiva constituída pela Presidente e Deputados da Assembleia Municipal, Vereadores e Dirigentes da autarquia, Presidentes das Uniões e Juntas de Freguesia locais, Administradores das empresas municipais e comunicação social, o Presidente da CMO mostrou quatro locais em requalificação, cujo investimento total ronda os 64 milhões de euros.
 
A primeira paragem foi no Fórum Municipal, o edifício que concentrará num só espaço todos os serviços da autarquia, o que, além de uma mais-valia para os munícipes, proporcionará também melhores condições e conforto para os colaboradores do Município. O edifício terá 17 pisos, dos quais 3 serão subterrâneos e servirão para estacionamento (com capacidade para 800 viaturas), um dos quais será para utilização pública. A obra também incluirá mais 58 lugares de superfície. Trata-se de um investimento municipal de 55 milhões de euros sendo que, as obras iniciadas em 2021 têm conclusão prevista para junho de 2024.

 

De seguida, foram visitadas as infraestruturas e área comercial do TagusPark. O Projeto do Pólo Multifuncional Norte incluiu a construção da nova Via de distribuição e infraestruturas gerais de abastecimento aos novos Lotes 1a, 1b, 2a, 2b e 3 do Taguspark para captação de novos usos e criação de um Pólo Multifuncional com comércio e serviços. Nesta zona ficarão instalados equipamentos comerciais, entre os quais o Mercadona, o Burger King, um posto de abastecimento da BP e uma área destinada a Ciência e Tecnologia, isto é, empresas, universidades e instituições de investigação e desenvolvimento. As obras de infraestruturas iniciadas em outubro 2021 foram concluídas em agosto 2022. As obras de construção das áreas comerciais tiveram início, no geral, em abril de 2022 e serão concluídas durante o último trimestre de 2022. O investimento do Taguspark, no que diz respeito às infraestruturas no Polo Multifuncional Norte, foi de 2,5 milhões de euros.
 



À tarde foi visitada a adaptação do edifício do ex-Quartel dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos para instalação da Unidade de Saúde Mental (USM) do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) e criação do Auditório José de Castro. Nos pisos superiores do edifício localizar-se-á a USM com 11 gabinetes de atendimento e áreas de apoio. No piso térreo ficará instalado o auditório, com uma área de 424m2 e capacidade para 115 espectadores. A Consignação desta empreitada, cujo valor é de € 1.800.000, foi a 4 de março de 2022 e tem conclusão prevista em março de 2023.
 

 

O programa terminou com a visita ao futuro Quartel dos Bombeiros de Oeiras, em Cacilhas de Oeiras, que terá cerca de 3.000 metros quadrados e que vai proporcionar uma mudança significativa para os seus 80 operacionais. O investimento municipal é de € 4.740.000. A substituição do antigo quartel é fundamental para a operacionalidade daquela corporação e para permitir a dinamização do centro histórico de Oeiras.
 


 

🎦 Assista ao filme da visita às obras.