
A Câmara Municipal de Oeiras aprovou por unanimidade dos presentes, na sua reunião extraordinária Nº 15/2023 de 22 de março, a atribuição de um Voto de Pesar, em memória de José Norberto Machado, endereçando à família e amigos os sentidos pêsames.
“Faleceu no passado dia dez de março, aos oitenta e dois anos, na sua residência em Oeiras, José Norberto Baptista Machado, antigo Autarca do nosso Concelho.
Era natural da Freguesia de Murtede, Concelho de Cantanhede e licenciou-se em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).
Foi um dos militantes fundadores da Concelhia de Oeiras do PPD/PSD, e dedicou-se à causa pública no Concelho onde viveu grande parte da sua vida. Eleito, pela primeira vez, no início dos anos oitenta como membro da Assembleia de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, foi Presidente desta Freguesia no mandato entre agosto de mil novecentos e oitenta e sete e janeiro de mil novecentos e noventa, por renúncia do primeiro eleito.
Entre dois mil e cinco e dois mil e nove tornou-se vogal da mesma Junta de Freguesia e nesse mesmo ano apresentou-se como candidato a Presidente dessa Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra. É, contudo, eleito deputado da Assembleia de Freguesia.
Norberto Machado era um homem de princípios e fortes convicções que defendia a proximidade do poder político aos cidadãos tendo entregado grande parte da sua vida à defesa do poder local.
O Município de Oeiras, como reconhecimento pela sua entrega e dedicação ao Concelho e às suas gentes, mais concretamente aos fregueses de Oeiras e São Julião da Barra, decidiu homenageá-lo na passada Sessão Solene Comemorativa do Vinte e Cinco de Abril de Mil Novecentos e Setenta e Quatro, como ex-autarca do nosso Concelho.
Pelo importante contributo político que deixou em Oeiras e pela forma amistosa, calma e altruísta com que se entregou à defesa do interesse público, a Câmara Municipal de Oeiras manifesta o seu profundo pesar pela morte de José Norberto Baptista Machado, prestando-lhe a devida homenagem com um minuto de silêncio.”
Leia na integra o ponto Nº 15 da Ata da reunião onde foi deliberado este Voto de Pesar.