Voto de Pesar por Rui Nabeiro

Voto de Pesar por Rui Nabeiro

Atribuição de Voto de Pesar, em memória de Manuel Rui Azinhais Nabeiro - Comendador Rui Nabeiro.

24 mar 2023
  • município
  • viver
  • Comunicação
  • Orgão Municipais

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou por unanimidade dos presentes, na sua reunião extraordinária Nº 15/2023, de 22 de março, a atribuição de um Voto de Pesar, em memória de Manuel Rui Azinhais Nabeiro – Comendador Rui Nabeiro, endereçando à família, aos munícipes de Campo Maior os sentidos pêsames.

"Manuel Rui Azinhais Nabeiro, como a grande maioria dos habitantes do interior do País, teve origem humilde. Originário da raia alentejana, onde, tantas vezes, a fome era mitigada com recurso aos parcos proventos obtidos numa vida arriscada. 

Eram tempos difíceis esses, esquecidos já os tímidos gestos de liberalização do regime imediatamente após o final da Segunda Guerra Mundial. 

Da pequena mercearia e da torrefação familiar iniciais à Delta Cafés, com presença em quarenta países, vai um percurso onde o seu dinamismo empreendedor foi a força motriz que lhe deu sustento.

Percurso que nunca percorreu sozinho. Pelo contrário, soube sempre fazer-se acompanhar não apenas dos membros da família de sangue, mas sobretudo de uma família alargada a todos os trabalhadores e habitantes da sua Vila de Campo Maior. Com um coração largo, onde cabiam os problemas dos seus conterrâneos, sempre atento às injustiças de um regime opressor contra o qual nunca hesitou em posicionar-se. 

Na sua vida política foi, por duas vezes, antes do Vinte e Cinco de Abril de mil novecentos e setenta e quatro, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, tendo vindo a ser eleito democraticamente para o cargo em mil novecentos e setenta e sete e reeleito duas vezes até mil novecentos e oitenta e seis.
 
Foi Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Campo Maior, e mandatário de várias campanhas ligadas ao partido. 

Do seu vasto currículo empresarial e de intervenção cívica dão eco as muitas manifestações de apreço que a democracia lhe expressou.

Em nove de junho de mil novecentos e noventa e cinco, o Presidente da República Mário Soares atribuiu-lhe o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial, Classe Industrial e em cinco de janeiro de dois mil e seis, o Presidente da República Jorge Sampaio distinguiu-o com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.

No entanto, a melhor homenagem que lhe foi atribuída residia no carinho com que os campomaiorenses retribuíam e retribuem ao Homem Bom que, apesar do sucesso, nunca deixou de ser um deles. 

Rui Nabeiro não sabia dizer “não” a quem o procurava com carências ou necessidades. 

Deixa um legado visionário de cidadania, generosidade, compromisso, ética laboral e negocial e amor à sua comunidade.
 
Rui Nabeiro, o Senhor Rui, como os campomaiorenses gostavam de o tratar, partiu e todo o País se sente mais pobre. 

E ao cidadão, a esse Homem Bom, ao Autarca que, entre mil novecentos e setenta sete e mil novecentos e oitenta e seis, exemplarmente conduziu os destinos da Câmara Municipal de Campo Maior, a Câmara Municipal de Oeiras, presta a devida homenagem com um voto de pesar e um minuto de silêncio.”


Leia na integra o ponto Nº 16 da Ata da reunião onde foi deliberado este Voto de Pesar.