censos periquitos-de-colar

Censos Periquitos-de-colar

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das AVES (SPEA) encontra-se a promover uma contagem de Periquitos de Colar no nosso país, com a ajuda dos cidadãos.


Como Oeiras é uma zona onde esta espécie tem sido observada com frequência, convida-se à participação dos nossos munícipes neste estudo!​


Ajude-nos a identificar os locais onde os periquitos-de-colar se juntam para dormir!


O periquito-de-colar (Psittacula krameri) é uma espécie que ocorre naturalmente no continente africano e asiático. No entanto, não é surpreendente encontrá-lo a sobrevoar os céus de inúmeras cidades europeias, como Londres, Madrid ou Lisboa. 


Estas populações, que tiveram origem provável em fugas de cativeiro, ilustram a grande capacidade de adaptação da espécie, que encontrou alimento, refúgio e locais adequados para nidificar nas áreas verdes dos grandes centros urbanos. Mas é preciso garantir a sua monitorização, pois se a população crescer em demasia, pode vir a afetar espécies nativas, ao competir por alimento ou locais de nidificação.

Em Portugal, ocorre pelo menos desde os anos 80, tendo aumentado substancialmente na cidade de Lisboa e acredita-se que atualmente continue em expansão. 


Estamos a preparar uma contagem da espécie por todo o país e para isso é necessário identificar os dormitórios onde a espécie se reúne ao entardecer para descansar. E é aqui que nos pode dar uma ajuda!


Como participar?


Participe na contagem de Periquitos-de-colar em Oeiras


O que terá de fazer?


Dar um passeio a qualquer jardim ou espaço verde próximo da sua casa, ao final do dia (a partir das 16h30 e até ao pôr do sol) e registar os periquitos que observar, tentando também perceber se estão a alimentar-se ou a juntar-se numa árvore para descansar.


Como identificar?


Os periquitos-de-colar são aves ruidosas e gregárias. Dar pela sua presença não será difícil. Têm uma coloração geral verde, com uma longa cauda pontiaguda (com as penas centrais verde-azuladas) e bico vermelho e preto. 
Os machos possuem um colar preto e rosa característico.


Concelhos onde pode encontrar periquitos-de-colar:

  • Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras e Sintra;
     
  • Coimbra;
     
  • Caldas da Rainha;
     
  • Maia, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia;
     
  • Almada, Caparica, Montijo, Seixal, Sesimbra e Setúbal;
     
  • Faro e Portimão;
     
  • Povoação e Ponta Delgada;
     
  • Funchal.