​​Oeiras prepara Assistentes Operacionais de Acção Educativa para o regresso à Escola

​​Oeiras prepara Assistentes Operacionais de Acção Educativa para o regresso à Escola

07 mai 2020
  • Educação
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Atento ao impacto que este período de suspensão de atividade letiva poderá ter no funcionamento das escolas e na gestão dos recursos humanos, o Município de Oeiras está a promover formação online certificada para mais de 200 Assistentes Operacionais de Ação Educativa, com recurso a plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem à distância. Trata-se de um projeto inovador com ações concebidas especificamente para estes profissionais, que decorrerá entre abril e junho de 2020.

Esta iniciativa tem como objetivo dar continuidade ao trabalho de valorização e de desenvolvimento socioprofissional destas pessoas, compatibilizando as necessidades de caráter organizativo e de formação com a preparação profissional e pessoal para o regresso às atividades da comunidade escolar, após este longo período de isolamento social.

As ações são desenvolvidas em articulação com as empresas parceiras do Município, HMenezes e Oxigénio e, dando sequência ao plano de formação anual, a DPS e o Centro Qualifica, do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, continuarão a promover online, as ações já previstas no início do ano letivo.

Os temas contemplados são: Bem-Estar Pessoal e Relações Saudáveis em Contexto Escolar; Primeiros Socorros, Atividades do Quotidiano com Crianças e Jovens, Interação e Rotinas Diárias com Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais, Legislação Laboral, Higiene e Segurança no Trabalho e Atendimento/Técnicas de Comunicação. Esta formação oferece a oportunidade de valorizar o seu papel social (pessoal e profissional), enquanto agentes ativos de mudança na comunidade escolar, desenvolvendo uma atitude positiva e confiante nas interações com crianças, jovens e adultos, consubstanciada numa comunicação assertiva, empática e de vigilância ativa promotora da segurança e bem-estar físico e psicológico das crianças e jovens nos espaços de jogos e recreio escolares.

Além do mais estes profissionais ficam preparados para retomar a atividade letiva com normalidade num meio que privilegia a proximidade e os afetos, que não se coaduna com a distância física imposta para garantir a segurança e saúde de todos.

O objetivo é que estas pessoas se sintam aptas, confiantes, seguras e conhecedoras de princípios, procedimentos e boas práticas, para desenvolverem as suas funções com normalidade numa nova realidade social à qual a Humanidade se está a adaptar todos os dias.