Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino

Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino

A exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’, uma ideia original da sexóloga Marta Crawford, estará em exibição entre 25 de junho e 30 de dezembro, no Palácio Anjos, em Algés.

25/06/2022 a 30/12/2022

Palácio Anjos

5€ - Consultar Ticketline

25 de Junho de 2022
  • Algés
  • descobrir
  • Lazer
  • Cultura
  • Museus
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo
Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino

A exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’, uma ideia original da sexóloga Marta Crawford, com apoio do Município de Oeiras, estará em exibição a partir de 25 de junho, no Palácio Anjos, em Algés, decorrendo até 30 de dezembro.

Com curadoria de Marta Crawford e de Fabrícia Valente, a exposição enaltece o tema 'Amor Veneris' a partir de uma perspetiva artística e científica, procurando promover uma experiência pedagógica, provocadora e irreverente. 'Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino' pretende ainda levar o público a refletir sobre a pertinência do tema do prazer sexual feminino e sobre tópicos fundamentais para o seu entendimento de uma forma mais global, como o consentimento / não-consentimento, a violência sexual sobre as mulheres e a resposta sexual feminina, entre outros conceitos indissociáveis da vivência da sexualidade.

Esta exposição contará com cenografia d'Os Espacialistas e participação de Álvaro Leite Siza, Ana Mendieta, Ana Rito, Annette Messager, Clara Menéres, Daphné Leblond & Lisa Billuart Monet, Erika Lust, Ernesto de Sousa, Fátima Mendonça, Fernanda Fragateiro, Inês Norton, Isabel Baraona, Jamie McCartney, Janine Antoni, Julia Pietri, Julião Sarmento, Laure Prouvost, Lori Malépart-Traversy, Louise Bourgeois, Lourdes Castro, Maria Beatriz, Maria Souto de Moura, Marta María Pérez, Noé Sendas, Paula Rego, Polly Nor, Rachel E. Gross, Rankin & Trisha Ward, Sara Maia, Sophia Wallace, Sue Williams, Susana Mendes da Silva e Teresa Crawford Cabral.

A partir de um convite para a criação de instalações site-specific para a exposição, serão também apresentadas obras inéditas de Ana Pérez-Quiroga, de Ana Rocha de Sousa, de Error-43 e da perfumista Cláudia Camacho.

A apresentação da exposição, que decorreu no dia 23 de junho, às 11h30, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, das curadoras, Marta Crawford e Fabrícia Valente, tendo sido transmitida em direto no Facebook do Município.

Na inauguração, foi apresentado o happening operático ‘Volúpia’, uma obra em torno do prazer feminino, com voz de Catarina Molder e música de Sara Ross. A cerimónia completa foi transmitida em direto no Facebook do Município de Oeiras.

Palácio Anjos - Algés, | De 25 de junho a 30 de dezembro

Terça, quarta, quinta e domingo | 11h às 19h (última entrada às 18h15)
Sexta, sábados e feriados | 11h às 20h (Última entrada às 19h15)
Encerra às segundas e nos dias 24,25 e 31 de dezembro.

Saiba mais sobre a exposição:
➡️ www.musex.pt
 

ℹ️ Informações:
📞 214 111 400 | ✉️ panjos@oeiras.pt | 
🎟️ Bilhetes à venda no Palácio Anjos e na plataforma Ticketline
🎓 Programação Serviço Educativo
As atividades são sujeitas ao pagamento de ingresso à exposição e à marcação prévia com uma semana de antecedência.
Informações e marcações para: programacao@musex.pt 
 


No dia 04 de setembro, o Palácio Anjos, em Algés, irá ser palco das comemorações do Dia Nacional da Saúde Sexual, entre as 11h e as 18h, no âmbito da Exposição 'Amor Veneris - Viagem ao Prazer Sexual Feminino'.

Sob o tema 'Vamos Falar de Prazer', a programação para estas comemorações tem como objetivo consciencializar para a importância da Saúde Sexual enquanto dimensão fundamental da saúde e bem-estar, e para o reconhecimento dos Direitos Sexuais como direitos humanos. 

Esta será uma oportunidade para conhecer o trabalho de entidades como a Casa Qui - Associação de Solidariedade Social, UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, Omgyno, GAT - Grupo de Ativistas em Tratamentos, IPA - Associação para a Promoção da Igualdade, CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Mulheres sem Fronteiras, Quebrar o Silêncio, Opus Diversidades, Associação Positivo, e para participar numa programação especial de conversas e workshops que abordarão temas como a educação sexual, direitos sexuais, violência sexual, saúde sexual ou saúde menstrual.

Venha e participe!

Este evento é realizado em colaboração com Patrícia Pascoal, coordenadora da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clinica (SPSC). 

Em breve, será disponibilizado o programa completo. A participação é gratuita, mas implica inscrição até 48 horas antes em programação@musex.pt 

Limitação máxima de 20 pessoas, recomendada a partir dos 13 anos.
 


A exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’ inclui, todos os meses, diversas atividades que procuram encorajar a reflexão e diálogo sobre o tema da sexualidade.

No dia 8 de setembro, no Palácio Anjos, pelas 17h, Cláudia Camacho, a primeira mulher portuguesa perfumista portuguesa, autora da obra ‘Perfumes’, que encontra presente na exposição, irá liderar a oficina ‘Cheiro a Sedução’. Partindo dos 4 perfumes criados para a exposição, Vatsyayana (Kama Sutra), Cleópatra VII Filopátor, Tseu-Hi e Josefina de Beauharnais, será feita a análise de cada uma das matérias-primas utilizadas e a sublimidade sedutora dos aromas da Antiguidade.

A exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’ estará patente no Palácio Anjos até ao dia 30 de dezembro, e todos os meses esperam-se oficinas, conversas, visitas pop-up ou performances que complementam esta programação.

A participação na oficina implica inscrição 48h, em programacao@musex.pt

 


A exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’ inclui, todos os meses, diversas atividades que procuram encorajar a reflexão e diálogo sobre o tema da sexualidade.

No dia 11 de setembro, pelas 17h, participe numa visita especial, orientada com uma das curadoras da exposição, Fabrícia Valente, e com a artista Sara Maia à sua obra ‘Sem Com-Sentimento’, que se encontra exposta no Palácio Anjos.

A exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’, estará patente no Palácio Anjos até ao dia 30 de dezembro, e todos os meses realizam-se oficinas, conversas, visitas pop-up ou performances que complementam esta programação.


As visitas implicam a compra de bilhete para a exposição e o levantamento de uma senha na bilheteira.

A entrada para a exposição tem um custo de 5 euros e pode ser comprado na bilheteira do Palácio Anjos ou em ticketline.sapo.pt


A exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’ inclui, todos os meses, diversas atividades que procuram encorajar a reflexão e diálogo sobre o tema da sexualidade.

No dia 17 de setembro, pelas 17h, o Palácio Anjos recebe Patrícia Pascoal, Cláudia Lucas Chéu e Diana Santos para uma conversa sobre a valorização do organismo feminino, com moderação de Marta Crawford, co-curadora da exposição, sexóloga e terapeuta.

Patrícia Pascoal é psicóloga clínica, psicoterapeuta e terapeuta sexual, e professora associada na Universidade Lusófona, onde coordena o mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e co-coordena o doutoramento em Psicologia Clínica, orientação cognitivo-comportamental.

Cláudia Lucas Chéu é escritora, poeta e argumentista. Para teatro, tem publicados textos como "Glória ou Como Penélope Morreu de Tédio" (2011), “A Cabeça Muda” (2014) e "Violência — Fetiche do homem bom" (2013). Para além destes textos, publicou também os livros “Nojo" (2014), “Trespasse" (2014) e “Pornographia" (2016) e o romance "Aqueles Que Vão Morrer” (2018), entre outros.

Diana Santos, pós-graduada em doenças metabólicas e comportamento alimentar e especialista em Sexualidade Clínica e Terapia de Casal, trabalha como psicóloga clínica na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e como formadora nas áreas da sexualidade e dos direitos das pessoas com deficiência. Na legislatura anterior, foi Deputada à Assembleia da República. É co-criadora do Coletivo Feminista Anti-capacitista "As DEsaFiantes”, grupo que luta pelas causas das mulheres e raparigas com deficiência numa perspectiva interseccional.

A entrada na conversa é livre, sujeita à lotação da sala. 

 

A performance inédita ‘The Most Wuthering Heights Day Ever’ será apresentada pela primeira vez em Portugal no próximo dia 7 de outubro, o Palácio Anjos recebe, pelas 17h. Este evento integra a programação organizada todos os meses no âmbito da exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’, que inclui diversas atividades que procuram encorajar a reflexão e diálogo sobre o tema da sexualidade.

Patrícia Pascoal, da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, traz este evento para Portugal, numa parceria com o Musex e com Samantha Wareing, coordenadora internacional do evento, inspirada pelas Wuthermothers – Shambush, que o criaram e apresentaram em 2013.

A performance, baseada no livro “Wuthering Heights” (“O Monte dos Vendavais”), de Emily Bronte, e na música homónima de Kate Bush, tem como objetivo chamar a atenção para a violência nas relações íntimas, que é maioritariamente dirigida às mulheres. 

No dia 7 de outubro, junte-se a esta iniciativa, a partir das 17h, para aprender a coreografia com Vera Mahsati. Às 18h será dado início à performance conjunta contra a violência nas relações íntimas e em defesa dos direitos humanos e sexuais, onde todas as pessoas são bem-vindas, seja qual for o seu género ou idade.

Para participar na performance basta inscrever-se em programacao@musex.pt

As pessoas deverão usar roupa vermelha e um cinto/lenço preto, tal como a cantora no vídeo original. E é importante que aprendam a coreografia a partir do tutorial, disponível em musex.pt.