Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino

Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino

A exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’, uma ideia original da sexóloga Marta Crawford, com apoio do Município de Oeiras. Patente a partir do dia 25 de junho, no Palácio Anjos, em Algés.

25/06/2022 a 08/03/2023

Palácio Anjos

5€ - Consultar Ticketline

25 de Junho de 2022
  • Algés
  • descobrir
  • Lazer
  • Cultura
  • Museus
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo
A exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’, foi prolongada até ao dis 8 de março de 2023.

Uma ideia original da sexóloga Marta Crawford, com apoio do Município de Oeiras, está patente ao público no Palácio Anjos, em Algés.

 

Com curadoria de Marta Crawford e de Fabrícia Valente, a exposição enaltece o tema 'Amor Veneris' a partir de uma perspetiva artística e científica, procurando promover uma experiência pedagógica, provocadora e irreverente. 'Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino' pretende ainda levar o público a refletir sobre a pertinência do tema do prazer sexual feminino e sobre tópicos fundamentais para o seu entendimento de uma forma mais global, como o consentimento / não-consentimento, a violência sexual sobre as mulheres e a resposta sexual feminina, entre outros conceitos indissociáveis da vivência da sexualidade.

Esta exposição contará com cenografia d'Os Espacialistas e participação de Álvaro Leite Siza, Ana Mendieta, Ana Rito, Annette Messager, Clara Menéres, Daphné Leblond & Lisa Billuart Monet, Erika Lust, Ernesto de Sousa, Fátima Mendonça, Fernanda Fragateiro, Inês Norton, Isabel Baraona, Jamie McCartney, Janine Antoni, Julia Pietri, Julião Sarmento, Laure Prouvost, Lori Malépart-Traversy, Louise Bourgeois, Lourdes Castro, Maria Beatriz, Maria Souto de Moura, Marta María Pérez, Noé Sendas, Paula Rego, Polly Nor, Rachel E. Gross, Rankin & Trisha Ward, Sara Maia, Sophia Wallace, Sue Williams, Susana Mendes da Silva e Teresa Crawford Cabral.

A partir de um convite para a criação de instalações site-specific para a exposição, serão também apresentadas obras inéditas de Ana Pérez-Quiroga, de Ana Rocha de Sousa, de Error-43 e da perfumista Cláudia Camacho.

A apresentação da exposição, que decorreu no dia 23 de junho, às 11h30, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, das curadoras, Marta Crawford e Fabrícia Valente, tendo sido transmitida em direto no Facebook do Município.

Na inauguração, foi apresentado o happening operático ‘Volúpia’, uma obra em torno do prazer feminino, com voz de Catarina Molder e música de Sara Ross. A cerimónia completa foi transmitida em direto no Facebook do Município de Oeiras.
 

Palácio Anjos - Algés, | Até 8 de março

Terça, quarta, quinta e domingo | 11h às 19h (última entrada às 18h15)
Sexta, sábados e feriados | 11h às 20h (Última entrada às 19h15)

 



No dia 28 de janeiro há uma visita orientada com Fabrícia Valente, uma das curadoras da exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’, a decorrer às 12h, no Palácio Anjos, em Algés.

A iniciativa integra as diversas atividades promovidas todos os meses no âmbito da exposição, que procuram encorajar a reflexão e diálogo sobre o tema da sexualidade. 

A visita orientada implica a compra de bilhete para a exposição e o levantamento de uma senha na bilheteira. A visita tem uma lotação máxima de 20 pessoas. A partir de 1 hora antes do início da visita pode levantar na bilheteira a sua senha. O bilhete para a exposição tem um custo de 5€ e pode ser comprado na bilheteira do Palácio Anjos.





 

‘Breve História do Sexo’ é o próximo workshop a ser a ser realizado no âmbito da exposição ‘Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino’. Será conduzido pela socióloga Isabel Freire e terá lugar no dia 21 de janeiro, pelas 17h, no Palácio Anjos, em Algés.

Este é um workshop dedicado ao tema da cidadania da intimidade, igualdade e diversidade sexual e de género, no qual será feito um enquadramento das mudanças políticas, legais, sociais e culturais nas vivências íntimas em Portugal. Tem como principal objetivo estimular a reflexão sobre identidades e expressões dos afetos e sexualidades no presente.

Isabel Freire é doutorada em sociologia e desenvolve trabalhos na área da História da Sexualidade e da História das Mulheres em Portugal. É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) para a Educação para a Cidadania (Educação para a Igualdade do Género) e Práticas de Educação para a Saúde (Educação para a Sexualidade). Publicou Sexualidades, Media e Revolução dos Cravos (Imprensa de Ciências Sociais da do ICS-ULisboa, 2020), Amor e Sexo no Tempo de Salazar (Esfera dos Livros, 2010), e Fantasias Eróticas – Segredos das Mulheres Portuguesas (Esfera dos Livros, 2007).

Este workshop recomendado para maiores de 15 anos, e a participação implica inscrição até 48h antes para programação@musex.pt.



Saiba mais sobre a exposição:
➡️ www.musex.pt
 

ℹ️ Informações:
📞 214 111 400 | ✉️ panjos@oeiras.pt | 
🎟️ Bilhetes à venda no Palácio Anjos e na plataforma Ticketline
🎓 Programação Serviço Educativo
As atividades são sujeitas ao pagamento de ingresso à exposição e à marcação prévia com uma semana de antecedência.
Informações e marcações para: programacao@musex.pt