Oeiras Hasteia as 4 Bandeiras Azuis nas 4 praias em simultâneo

Oeiras Hasteia as 4 Bandeiras Azuis nas 4 praias em simultâneo

Oeiras congratula-se por manter o estatuto de ser, pelo segundo ano consecutivo, o único município da Área Metropolitana de Lisboa (AML) com todas as praias oficiais com Bandeira Azul

28 jun 2021
  • Ambiente
Praia Paço de Arcos

As quatro Bandeiras Azuis atribuídas às quatro praias oficiais do concelho de Oeiras vão ser hasteadas em simultâneo, na próxima quinta-feira, 1 de julho, às 10H00. A cerimónia oficial, onde estará o Presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, terá lugar na praia de Caxias (Baía dos Golfinhos).

Oeiras congratula-se por manter o estatuto de ser, pelo segundo ano consecutivo, o único município da Área Metropolitana de Lisboa (AML) com todas as praias oficiais com Bandeira Azul (praias da Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias). Além do mais, este ano a Praia de Santo Amaro foi também distinguida com o galardão Qualidade de Ouro.

Refira-se ainda que, além das águas balneares esta distinção é igualmente atribuída de forma regular ao Porto de Recreio de Oeiras.

A atribuição deste galardão representa o cumprimento de mais de 30 critérios rigorosos relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Esta distinção significa que a praia galardoada apresenta um conjunto de serviços de qualidade e excelência promovidos pela entidade gestora e que são assegurados de forma contínua o que transmite aos seus utilizadores um grau de confiança superior ao das praias não galardoadas. 

A atribuição de uma Bandeira Azul visa também promover um conjunto de práticas para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas.

A Bandeira Azul é assim, um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.