
O Palácio Pombal em Oeiras tem uma decoração integrada que constitui, no seu conjunto, um interessantíssimo repositório de iconografias. Azulejos, estuques, pintura mural, esculturas, foram realizados para determinados espaços, segundo hierarquias de utilização. O que nos dizem estas imagens sobre o universo cultural da época? O que representam e com que critérios se aplicam aos espaços? Religião, mitologia, alegorias e personificações, estão presentes por todo o palácio, tanto no interior como no exterior. Todos estes conjuntos decorativos, fonte constante de contemplação, trazem até nós múltiplas informações sobre o universo cultural da época.
Paralelemente, serão facultadas bases metodológicas para a análise iconográfica.
Conceção e realização de Ana Paula Rebelo Correia.
Para estudantes e professores, técnicos de turismo, técnicos de autarquias ligados ao património e todos os que tenham interesse por Arte e pelo significado das imagens.
17 e 24 de novembro | sábados | 10h30 às 13h30 e 15h00 às 18h00
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÔES (20€)
A partir de 15 Outubro
ana.miranda@cm-oeiras.pt,susana.pereira@cm-oeiras.pt
PAGAMENTO
Pode ser efetuado na Loja do Palácio, no Palácio Marquês de Pombal, Largo Marquês de Pombal, Oeiras, de terça-feira a sábado, das10h00 às 18h00, ou transferência bancária (desde que seja previamente confirmado pelo serviço a existência de vagas).