Exposição ‘Margens do Urbano’

Exposição ‘Margens do Urbano’

Cruz Quebrada-Dafundo

27/06/2019 a 14/07/2019

Casa da Arquitetura

Gratuito

27 de Junho de 2019
photo

A Câmara Municipal de Oeiras apresenta a exposição 'Margens do Urbano', de 27 de junho a 14 de julho, na Casa da Arquitetura (Rua Sacadura Cabral, n.º 61, Cruz Quebrada – Dafundo). A inauguração está marcada para o dia 27 de junho, às 18:00.

Esta exposição centra-se no trabalho dos alunos do grupo de Estudos Socio-territoriais Urbanos e de Ação Local, que fixa o seu olhar nas margens do urbano, nos subúrbios, periferias ou territórios ditos informais, ilegais ou migrantes, de etnia cigana ou refugiados. Os territórios da “lusofonia” são o terreno privilegiado, mas não exclusivo, do estudo e da ação. Estudam-se as tendências das transformações em curso, os modelos urbanísticos e habitacionais, a qualidade de vida e reflete-se sobre o que fazer e como fazer, colocando-se a tónica na qualificação do território e no envolvimento da comunidade.

'Margens do Urbano' integra dois grandes tópicos: a apresentação do grupo de estudos, de uma disciplina optativa e de um exemplo do trabalho de ação local; e, alguns projetos finais de mestrado, realizados entre 2011 e 2019.

Recorde-se que a “Casa da Arquitectura” nasceu da vontade de criar um espaço que permita à comunidade a sua utilização e paralelamente, seja uma forma de melhor entender o pensamento/trabalho dos arquitetos portugueses e da arquitetura, assim como todo o seu processo criativo.

Horário da exposição:

De quarta-feira a domingo, das 16:00 às 19:00