
A Responsabilidade Social e a valorização da Diversidade na Comunidade e nas Organizações vão estar em destaque na segunda edição da Feira da Diversidade, que se realizará no próximo sábado, dia 29 de setembro, a partir das 10h00, no Jardim Municipal de Oeiras. A entrada é gratuita, pedindo-se apenas a doação de alimentos não perecíveis.
Este evento social, que conta com a parceria de mais de quatro dezenas de parceiros, oferece aos visitantes animação, concertos, terapias, workshops, divulgação de projetos, venda de produtos e muito mais.
A Feira da Diversidade, apoiada pelo Município de Oeiras, é organizada pela CAMPINTEGRA - Associação para o Desenvolvimento Social e Ambiental (IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social), em parceria com a ACÁCIA - Associação para a Cooperação Internacional com África (ONGD - Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento), no âmbito do compromisso destas organizações com a Carta Portuguesa para a Diversidade, uma ferramenta para todas as organizações empregadoras empenhadas em aproveitar todo o potencial e o valor de cada pessoa, otimizando a diversidade das pessoas que consigo colaboram e de futuros colaboradores.
Valorizar a diversidade significa mobilizar as diferenças e semelhanças de cada pessoa para o benefício de todos, para que possam contribuir de igual forma para o desenvolvimento da Comunidade e das Organizações socialmente responsáveis.
As empresas que adotam medidas de promoção da diversidade registam diversos efeitos positivos, tais como a redução do número de reclamações e queixas (internas e externas), a redução na rotatividade de pessoal, o aumento do desenvolvimento dos trabalhadores, melhorias ao nível do atendimento e satisfação dos clientes, o aumento da ligação entre atividades dos trabalhadores e estratégia da empresa, melhorias em termos de atitudes, comportamentos e conduta interna e melhoria das abordagens de marketing.
A Diversidade corporativa é uma prioridade a integrar na estratégia global da organização. Além de um imperativo ético, contribui para o seu crescimento, sustentabilidade e competitividade económica.
Criar um ambiente inclusivo não se trata apenas de adoção de medidas parcelares para a inclusão de um determinado grupo. Trata-se de gerar ambientes inclusivos que favoreçam todos e cada um com o conjunto das suas características. Trate-se de formatar uma forma de pensar e de agir transversal a toda a organização e onde todos desempenham um papel.
Mais informações sobre o evento emwww.feiradadiversidade.pt.
Consulte oPrograma e aLista de atividades/espaços