
No próximo dia 2 de outubro, celebram-se os 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi.
Nesse âmbito, o Município de Oeiras em parceria com o Agrupamento de escolas de São Julião da Barra, apresentam aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário a peça de teatro ‘Gandhi, um líder servidor’, com interpretação do ator brasileiro João Signorelli.
Os espetáculos realizam-se no Auditório da Escola Secundária Sebastião e Silva, de 4 a 10 de outubro, em duas sessões diárias (às 10h00 e às 14h30).
Para assistir a esta peça será necessário efetuar a pré-inscrição através do portal Oeiras Educa (www.oeiraseduca.pt ) ou através do envio de email para a equipa do Programa:oeiras.educa@cm-oeiras.pt.
Sinopse:
O monólogo Gandhi, um líder servidor foi originalmente concebido para abertura de um evento sobre recursos humanos (Fórum Líder RH), realizado em São Paulo, em junho de 2003. A apresentação foi tão bem sucedida que o monólogo mantém-se até hoje, 15 anos depois, com poucas alterações.
A força desse personagem revela o crescente movimento, não apenas no ambiente corporativo, mas da sociedade em geral, pela introdução de princípios ético-filosóficos nas relações humanas. Nas empresas, essa questão traduz-se em profundas mudanças de paradigmas. No caso da liderança, tema central daquele encontro e uma das questões mais debatidas nas áreas de administração e marketing, também se pode perceber, aos poucos, um deslocamento de foco. Antes as organizações viam apenas resultados tangíveis, não dando importância à forma de os alcançar. Gradualmente, estão a voltar à visão para a qualidade dos recursos humanos envolvidos, sabendo que os resultados virão inevitavelmente.
Gandhi materializou essa nova consciência. A sua liderança nunca se baseou em autoridade ou imposição. Acreditava que somente poderia pedir às pessoas aquilo que ele mesmo pudesse fazer. Sabia que a sua liderança viria do exemplo e do serviço. E os resultados simplesmente aconteceram. A força e a intensidade da sua biografia fizeram com que o projeto seguisse outros rumos, extrapolando as fronteiras do corporativo.
Foram necessárias algumas adaptações no texto para enfatizar outros temas como o amor, a fé, a conduta única, a firmeza de propósitos, procurando sempre mostrar como pequenas atitudes podem construir um ser humano extraordinário. Afinal, a trajetória de Gandhi impressiona, não somente pelos grandes feitos, mas principalmente pela sua humanidade.
‘Gandhi, um líder servidor’
De 4 a 10 de outubro | Duas sessões diárias ( 10h00 e 14h30).
Inscrição prévia:www.oeiraseduca.pt