Reabilitar, Interpretar, utilizar o moderno no Mindelo e em Almada

Reabilitar, Interpretar, utilizar o moderno no Mindelo e em Almada

Cruz Quebrada-Dafundo

29/03/2019 a 12/04/2019

Casa da Arquitectura

Entrada gratuita

29 de Março de 2019
photo

A exposição aqui proposta tem como propósito divulgar o último conjunto de trabalhos produzidos pelos alunos finalistas do Mestrado Integrado em Arquitetura do Instituto Superior Técnico, no ano letivo de 2017/18.

Os projetos de arquitetura foram desenvolvidos por 17 alunos, agrupados em dois grupos, um focado na cidade do Mindelo e outro em Almada.

O conceito da exposição é a linha, que separa os dois grupos mas que os une também através de temas comuns - a arquitetura modernista da primeira metade do século XX e o facto de serem obras de dois arquitetos portugueses. O espaço é divido em dois para enfatizar esta ideia, sendo criada uma distribuição central ampla onde o visitante poderá aceder aos vários projetos expostos, havendo no átrio um pré-espaço com elementos introdutórios para cada um dos edifícios pré-existentes.

É proposto um layout idêntico para todos os participantes - dois painéis A1, uma maquete e um portfólio. Propõe-se também um suporte modular que possa ser

replicado e utilizado por pares de projetos (um na frente e outro no verso).

São assumidos como objetivos principais desta exposição a divulgação da recém criada Casa da Arquitetura de Oeiras como um espaço de referência no âmbito da promoção da arquitetura produzida na área da Grande Lisboa, neste caso num contexto académico, e a divulgação da metodologia de trabalho desenvolvida pelos alunos finalistas do Instituto Superior Técnico e, implicitamente, a instituição em si como referência na área a nível nacional.