Semana da Proteção Civil de Oeiras

Semana da Proteção Civil de Oeiras

Oeiras

21/05/2018 a 26/05/2018

Vários locais do Concelho

Gratuito

21 de Maio de 2018
photo

Simulacro e Desfile no final da Semana da Proteção Civil de Oeiras

Um simulacro com explosões e incêndio no Dafundo e um Desfile dos vários Agentes de Proteção Civil, em Carnaxide, são os eventos que encerram a Semana da Proteção Civil de Oeiras. Esta iniciativa, realizada pela Câmara Municipal de Oeiras (que arrancou no dia 21 de maio), tem por objetivo mostrar à população os meios e recursos existentes no concelho, exercitar e testar a sua capacidade de resposta e coordenação face a acidentes graves e catástrofes, bem como sensibilizar para a área da proteção civil, contribuindo, desta forma, para uma cultura de segurança.

Assim, no dia 25 de maio, às 15:00, terá lugar um Simulacro na União recreativa do Dafundo e SIMEC- Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense. Nesta operação, em que participarão todas as Corporações de Bombeiros do Concelho (7), os incidentes em causa serão explosões em caldeira e cozinha, seguidas de incêndios, nos dois locais. Refira-se ainda que, para a realização do simulacro haverá constrangimentos de trânsito nas seguintes ruas no Dafundo: Rua Policarpo Anjos, Rua Sacadura Cabral e Rua 1.º de Maio.

A Semana da Proteção Civil do Concelho de Oeiras terminará, no dia 26, com a realização de um Desfile dos vários Agentes de Proteção Civil, humanos e materiais, às 11:00, na Avenida de Portugal, em Carnaxide.

Durante esta Semana têm tido lugar atividades em vários locais do Concelho, entre as quais uma Exposição Estática, que consistiu num encontro das forças e serviços de segurança e Agentes de Proteção Civil do Concelho (Corpos de Bombeiros, CDOS, SPC, Polícia Municipal, PSP, FAP, GNR, SEF, Polícia Marítima, Polícia Judiciária, ISN, INEM, Rádio Amadores, Escuteiros e CMO), realizada na manhã do dia 23 de maio, no estacionamento da Praia da Torre.

O programa contou ainda com “Dias abertos” da Proteção Civil com exposição de meios, visitas aos Agentes de Proteção Civil, palestras sobre medidas de segurança e distribuição de panfletos, em vários locais do concelho.