mochila leve
criança a utilizar um tablet

Programa Oeiras Educa AtivaMente (anterior 'Mochila Leve')

 

O projeto-piloto 'Programa Oeiras Educa AtivaMente' anteriormente designado por 'Mochila Leve' teve início no ano letivo 2018/2019, em 30 turmas de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de 8 Agrupamentos de Escolas do concelho de Oeiras, envolvendo 30 professores e 716 alunos.

Após a conclusão do 1º ano de implementação, no ano letivo 2019/2020, o projeto foi alargado, enquanto projeto-piloto, a turmas do 5º ano (2º CEB), do 7º ano (3º CEB) e do Ensino Secundário (cursos científico-humanísticos e cursos profissionais), representando um aumento muito significativo na sua abrangência de um ano letivo para o outro, nomeadamente de 30 turmas para 132. 

No ano letivo 2020/2021 o projeto foi alargado a turmas de 6º ano de escolaridade (2º CEB), abrangendo 174 turmas de 9 Agrupamentos de Escolas do concelho. Os anos letivos seguintes mantiveram na generalidade a mesma adesão, conforme a figura seguinte:
 


 

A monitorização do projeto, nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024, foi realizada pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ). Os resultados da monitorização, em conjunto com a avaliação interna, realizada da Unidade de Inovação e Projetos Especiais da CMO no ano letivo 2024-2025, deu lugar a um plano de reestruturação do projeto. Neste seguimento, decidiu-se alterar a denominação do Projeto Mochila Leve (PML) para Programa Oeiras Educa AtivaMente. Procedeu-se, ainda, à redefinição dos seus objetivos, bem como, ao alargamento do programa ao 3º Ciclo do Ensino Básico.


◾ Ações de formação contínua e parcerias estabelecidas

Com o objetivo de capacitar os professores e apoiar na mudança de práticas pedagógicas, o projeto integra uma componente formativa, que visa o estabelecimento de parcerias com diferentes entidades formadoras, a fim de proporcionar diversas ações de formação contínua aos docentes, cuja evolução apresentamos no quadro abaixo (Tabela 1):
 

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Desde o ano letivo de 2018/2019, data de início do projeto, que se verifica um aumento do número de parcerias estabelecidas no âmbito da formação contínua dos professores. Este aumento reflete a necessidade de dar uma resposta diversificada e de qualidade, assente nas necessidades formativas identificadas, com o intuito de garantir que todos os docentes possam adaptar-se às constantes mudanças do sistema educativo.

A grande maioria das parcerias é estabelecida com as Associações de Professores de diferentes áreas disciplinares, parcerias essas que se têm consolidado desde os primeiros anos de implementação do projeto. 

No ano letivo 2024/2025, o Plano Formativo prevê a realização de 6 ações de formação, ao longo de todo o ano letivo.


 

◾ Recursos e apoios disponibilizados

A par da formação contínua aos docentes e dos recursos disponibilizados em anos anteriores, como a atribuição de tablets e de licenças de acesso a plataformas de recursos educativos digitais e reforço de rede de internet, o Município atribui uma verba aos Agrupamentos de Escolas (AE) para aquisição de equipamentos e recursos didáticos, no sentido de colmatar necessidades e apoiar na inovação das práticas.

 

◾ ‘Jornadas Mochila Leve’
Os resultados positivos do projeto, culminaram na criação do evento ‘Jornada Mochila Leve’- um evento anual, com início em 2022. Esta iniciativa, visa proporcionar aos professores envolvidos, bem como à comunidade educativa em geral, a oportunidade de tornar visíveis alguns projetos de referência que são desenvolvidos no âmbito das práticas educativas inovadoras.



 

 

 

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