memória e identidade

notícias

ver mais

Parque Manuel Pereira Coentro: O Rossio de Porto Salvo

Passados cerca de 85 anos, um Novo Ciclo de Desenvolvimento se apresenta, Porto Salvo, vai de novo beneficiar de melhoramentos.

24/mai/2022

Visitas guiadas ao Povoado Pré-Histórico de Leceia

Por ser uma área complexa, as visitas a este espaço requerem um acompanhamento especializado, e gratuito, por parte de um técnico superior do Centro de Estudos Arqueológicos.

21/abr/2022

Oeiras assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Este dia celebra-se anualmente a 18 de abril, e este ano o Município de Oeiras assinala esta data sob o tema ‘Património e Clima’.

18/abr/2022

Inauguração Estaleiro Municipal Sul de Porto Salvo

O Estaleiro Municipal Sul de Porto Salvo vai inaugurar dia 21 de março

18/mar/2022

Oeiras marca presencia na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município, em parceria com a empresa municipal Oeiras Viva, estará representado através da promoção da sua oferta turística, na área de exposição da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa

10/mar/2022

Da “Essência da Cidade” à “Estrutura das Cidades Antigas”

O conceito de Centro Histórico tem sofrido algumas alterações ao longo dos tempos. Contudo, regra geral, é visto como um livro de recordações, materiais e imateriais, que comportam grandes referências de identidade da população que aí vive.

07/mar/2022

Parta à descoberta dos jardins de Oeiras em família

Oeiras desafia as famílias a descobrir três dos seus principais jardins, através dos guias Descobrir e Colorir o Património de Oeiras.

27/fev/2022

O Palácio do Egipto

O Centro Cultural Palácio do Egipto é um elemento identitário inabalável para a população de Oeiras.

16/fev/2022

Património Cultural Imaterial de Oeiras

Oeiras tem feito um esforço no sentido de acompanhar, apoiar e estudar os fenómenos ligados ao património imaterial.

16/fev/2022

Quinta dos Sete Castelos

A propriedade era de Waldemar Augusto de Albuquerque d’Orey, nascido em 1866, na ilha do Faial, nos Açores, filho de pai alemão e mãe portuguesa, empresário em Lisboa, com negócios de venda de aço e ferro.

15/fev/2022

Município restaura placa toponímica que evoca os “Combatentes da Grande Guerra”, em Algés

O restauro da placa levou o Município de Oeiras a realizar uma pesquisa histórica aprofundada que, para além de proporcionar elementos para uma recuperação o mais fiel possível ao monumento original, deu origem a um documento agora disponível para consulta.

02/fev/2022

palacio do marques

História

Oeiras é uma região que desde sempre respondeu aos desafios das várias épocas da História. Hoje, é o desenvolvimento tecnológico e científico que trazem a Oeiras os residentes e trabalhadores mais qualificados, mas já na Pré-História, a sua posição geográfica estratégica e a qualidade dos solos atraíram as primeiras populações agro-pastoris.

Foral da Vila de Oeiras e seu Termo

Património

O Património Arqueológico de Oeiras conta a história de Oeiras e de Portugal

O Património Civil retrata os costumes das sociedades de Oeiras ao longo dos séculos

A Fábrica de Pólvora de Barcarena oferece não só um retrato histórico do papel da pólvora na vida social do Concelho ao longo dos séculos, como espaço de lazer para os seus visitantes

Arquivos

O Arquivo Municipal é constituído pela documentação produzida e recebida pelo Município, no desenrolar da sua atividade, independentemente do seu suporte ou formato, e pela informação recolhida que, pelo seu valor informacional e histórico, apresenta relevância comprovada para o Concelho e para a construção da memória futura.

O Arquivo Municipal realiza várias iniciativas que visam a partilha de informação com os munícipes, possibilitando um maior conhecimento da história do concelho

O Arquivo Online é uma ferramenta que permite realizar pesquisas na base de dados do Arquivo Municipal de Oeiras, localizando ou consultando documentos existentes