Povoado Pré-Histórico de Leceia
As escavações puseram a descoberto estruturas habitacionais e defensivas de um povoado do período Calcolítico pré-campaniforme.
Os primeiros trabalhos arqueológicos relativos a este povoado fortificado tiveram início no decurso do século XIX, por Carlos Ribeiro.
Implanta-se no alto da encosta direita sobre o vale da ribeira de Barcarena, dominando visualmente a entrada da Barra do Tejo.
As pesquisas arqueológicas efetuadas sob a orientação do Prof. Doutor João Luís Cardoso entre 1983 e 2002, totalizando assim 20 anos de trabalhos de campo continuados puseram a descoberto estruturas habitacionais e defensivas de épocas diversas. As mais antigas remontam ao Neolítico Final da Estremadura, situando-se entre cerca de 3.300 e 2.900 anos A. C.
Depois de um curto período de abandono assistiu-se, logo no início do Calcolítico (ou Idade do Cobre) à construção de um complexo dispositivo defensivo, organizado em três linhas de muralhas, reforçadas exteriormente por bastiões semicirculares articuladas com duas importantes escarpas naturais pré-existentes.
A ocupação pré-histórica do local prosseguiu, de acordo com os resultados das datações obtidas pelo método do radiocarbono até cerca de 2.200 anos antes de Cristo. Os espólios arqueológicos mais significativos comprovam o sucesso de uma economia agro-pastoril, complementada pela caça e pela recoleção de moluscos ao longo do litoral estuarino adjacente.
Tais materiais podem ser observados na Exposição Monográfica do Povoado Pré-histórico de Leceia, localizada na Fábrica da Pólvora de Barcarena.
O Vereador Pedro Patacho, entrega a João Luís Cardoso, Coordenador do Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras, o "Prémio de Arqueologia Prof. Doutor Octávio da Veiga Ferreira" (3ª edição/2023) instituído na Academia Portuguesa da História pela Câmara Municipal de Oeiras, e atribuído à obra de sua autoria "O povoado pré-histórico de Leceia: cinquenta anos de trabalhos arqueológicos (1972-2022)".
O premiado, a ser saudado pela Presidente da Academia Portuguesa da História, Professora Doutora Manuela Mendonça.
Povoado Fortificado de Leceia* - A jornalista Teresa Botelheiro conversa com João Luís Cardoso, arqueólogo e professor catedrático da Universidade Aberta, acerca do povoado fortificado de Leceia, localizado no concelho de Oeiras. Como arqueólogo, o professor João Luís Cardoso estudou durante mais de duas décadas a história deste povoado, organizando campanhas de escavação e estudando os resultados obtidos. "Conversas Abertas na Universidade", emissão transmitida na RTP2 em 21 de abril de 2023. *Fonte: Universidade Aberta
A história e a expansão do burro doméstico* - Prof. João Luís Cardoso fala da investigação publicada pela revista Science a propósito da história e da expansão do burro doméstico. Esta pesquisa agregou vários cientistas de todo o mundo. Entrevista para o programa 'Fugas' da Universidade Aberta, publicada no canal Youtube em 16 de novembro 2022. *Fonte: Universidade Aberta
Entrevista ao Prof. João Luís Cardoso para a 'Agenda Cultural 30 Dias em Oeiras', uma parceria entre o Município de Oeiras e a TSF - Rádio Notícias, em 13 de abril 2022.
Entrevista da Universidade Aberta ao Prof. Doutor João Luís Cardoso, Coordenador do CEACO, sobre o povoado Pré-Histórico de Leceia e a arqueologia do Concelho a 29 de agosto de 2019. Disponível na RTPplay
Bibliografia:
O povoado pré-histórico de Leceia. 50 anos de trabalhos arqueológicos (1972-2022) (2022)
O Povoado de Leceia - Sentinela do Tejo no Terceiro Milénio Antes de Cristo (1997)
Leceia 1983-1993: Escavações do povoado fortificado pré-histórico (1994)
Estudos Arqueológicos de Leceia Nº1 - Notícia da Estação Humana de Leceia (1991)
Visitas guiadas a cargo do Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras
Por ser uma área complexa, de difícil interpretação, estas visitas requerem um acompanhamento especializado por parte de um técnico superior do Centro de Estudos Arqueológicos, que adapta as suas explicações ao nível etário dos visitantes, desde crianças, publico adulto e sénior.
A marcação de visitas guiadas pode ser feita da seguinte forma:
- Escolas - Através do Portal Oeiras Educa (realizadas sempre às quintas-feiras);
- Particulares – As visitas são realizadas sempre em grupos de número igual ou superior a dez visitantes. No caso de visitas individuais, estas podem associar-se a visitas escolares, ou constituir grupos próprios, contando para o efeito com o apoio do Centro de Estudos Arqueológicos para reunir os interessados em grupos de visita.
Por marcação prévia para grupos de número igual ou superior a 10 pessoas:
Tel. 214408432
E-mail: arqueologia@oeiras.pt
Como Chegar:
Rua 7 de Junho, Leceia
Carro
Coordenadas GPS: 38°43'41.16"N ; 9°16'54.08"W
Autocarro (Carris Metropolitana)
-
1520: Algés (Terminal) - Cacém (Estação), saída Leceia.
-
1601: Amadora Este (Metro, linha Azul) - Carcavelos (Praia), saída Leceia.
-
1602: Carcavelos (Praia) - Queluz (4 Caminhos), saída Leceia.
-
1731: Cacém (Estação) - Hospital São Francisco Xavier, saída Leceia.